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 | 02/01/2010 15h30min

Foco no mercado contribui para comercialização de produtos do agronegócio

Em 2010 Unidade de Agronegócios do Sebrae vai investir em capacitações

Os acontecimentos ocorridos em 2009 no cenário econômico exigiram mudanças nas estratégias de atuação das instituições. Assim ocorreu com a área de Agronegócios (Uagro) do Sebrae, que adotou como principal estratégia fortalecer o foco no mercado.

A Uagro, em parceria com outra área institucional do Sebrae, a Unidade de Acesso a Mercados (UAM), irá desenvolver uma série de ações integradas voltadas para a comercialização dos produtos gerados pela agropecuária de pequeno porte, setor responsável por 70% da alimentação do brasileiro.

– Inserir os pequenos produtores no mercado é a nossa estratégia prioritária. É preciso criar alternativas de agregação de valor. Não adianta só produzir. É preciso também gerar renda – afirma o gerente da Uagro, Paulo Alvim.

Algumas ações já estão em andamento. No início de dezembro, a área de Agronegócios publicou uma revista, cujo tema principal é Mercado. A publicação está disponível nas unidades estaduais da Instituição.

Para 2010, a área já planeja realizar capacitações direcionadas a orientação de empresários e produtores sobre como colocar a produção nas prateleiras do mercado privado local, nacional e internacional. O Sebrae itambém vai intensificar sua atuação para aumentar a inserção das micro e pequenas empresas no mercado institucional. O governo tem disponível para esse público, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com a aprovação da Lei 11.947/09, o governo ampliou as alternativas de mercado para a agricultura familiar. O texto da lei determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. Esses produtos devem integrar a merenda escolar. Há ainda o Capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que trata das Compras Públicas. Por meio da legislação, tem sido ampliado o poder de venda das micro e pequenas empresas.

No fim do mês de novembro, o Sebrae realizou workshop, que reuniu em Brasília técnicos da Instituição de todas as regiões do País, além de membros do governo e micro e pequenos empresários. Durante o encontro, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pediram o apoio do Sebrae para capacitar os produtores rurais, deixando-os aptos a vender para o governo, atendendo exigências de qualidade, apresentação e volume.

AGÊNCIA SEBRAE
 
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