Notícias

 | 06/12/2009 16h44min

Presença de Obama deixa otimistas organizadores da cúpula do clima

Casa Branca confirmou participação do presidente americano no encerramento do encontro em Copenhague

A presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na reta final da cúpula sobre a mudança climática, em Copenhague, encheu de otimismo o governo dinamarquês, que a partir de amanhã sedia um conferência considerada histórica.

O anúncio da Casa Branca de que Obama estará em Copenhague, em 18 de dezembro, no encerramento do encontro, foi interpretado pelos anfitriões dinamarqueses como um sinal de que os chefes de Estado e de governo estão empenhados em conseguir um acordo político ambicioso.

O primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, disse que a mudança de planos de Obama, que inicialmente participaria da abertura da cúpula, retrata "uma dinâmica política em crescimento". Mais otimista ainda foi a ex-ministra de Meio Ambiente e presidente da cúpula, Connie Hedegaard, que passou os últimos dias trabalhando ativamente para abrir caminho para um acordo mundial.

— É quase impossível assinalar de forma mais clara que agora é a hora de fechar um acordo. É difícil imaginar toda esta gente indo embora de Copenhague de mãos vazias — disse Hedegaard neste domingo.

Apesar dos esforços para vender a cúpula de Copenhague como um sucesso, Hedegaard não escondeu as dificuldades nas negociações, sobretudo as relativas à questão do financiamento dos mecanismos para a redução das emissões e da adaptação dos países em desenvolvimento a uma nova realidade. 

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.