| 05/12/2009 09h28min
O primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, disse que o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre sua possível participação no encerramento da cúpula sobre a mudança climática, em Copenhague, favorecerá a assinatura de um acordo ambicioso.
— Estou muito contente, porque o presidente Obama quer participar da reunião de chefes de Estado e de Governo durante a cúpula de Copenhague. Sua presença é a expressão de um momento político de crescente importância para a aprovação de um acordo climático ambicioso — destaca uma nota emitida ontem à noite pelo premiê.
Rasmussen destacou que a "forte atenção" dedicada por Obama à mudança climática e sua "liderança global" serão "decisivas" para as negociações na cúpula sobre a mudança climática, que acontecerá de 7 a 18 de dezembro.
Na sexta-feira, a Casa Branca comunicou a mudança de planos de Obama, que decidiu ir ao encontro em seu encerramento, e não no dia 9, como havia
anunciado anteriormente.
Em
comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que "o presidente acha que a liderança dos EUA pode ser mais produtiva mediante sua participação no fim da reunião de Copenhague, em 18 de dezembro, em vez de no dia 9".
Segundo Gibbs, ainda há "assuntos a resolver que devem ser negociados para que se chegue a um acordo, mas esta decisão reflete o compromisso do presidente de fazer tudo o que puder para conseguir um resultado positivo".
— Com a confirmação de Obama, já são 103 os chefes de Estado e de Governo que garantiram sua presença na fase final da cúpula — disse Rasmussen.
Entre eles, estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown; a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.