Notícias

 | 30/11/2009 03h22min

Trajetória de governador do DF é marcada por denúncias e sucesso nas urnas

José Roberto Arruda foi acusado de quebrar o sigilo do painel do Senado em 2001

José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal, é o sobrevivente do escândalo da violação do painel eletrônico do Senado, em 2001. Renunciou para escapar da cassação e se elegeu deputado pedindo perdão aos eleitores com o argumento de que “cometera um erro”, mas “não roubara nem matara”. Cinco anos depois, foi eleito governador.

Em entrevista à revista Veja, em julho, intitulada “Ele deu a volta por cima”, Arruda disse que é “impossível governar sem fisiologismo”. Quando questionado sobre qual era é o seu limite em relação à fisiologia, ele respondeu:

– É o limite ético. É não dar mesada, não permitir corrupção endêmica, institucionalizada. Sei que existe corrupção no meu governo, mas sempre que eu descubro há punição.

Em 2001, acusado de quebrar o sigilo do painel do Senado para saber quais tinham sido os senadores que votaram pela cassação do mandato do ex-senador Luiz Estevão, o Arruda, que integrava a bancada de senadores do PSDB, subiu à tribuna do plenário e jurou por seus filhos que era inocente.

Dias depois, diante das evidências, voltou ao plenário e admitiu a culpa, renunciando ao mandato logo em seguida.

Ontem, como hoje, também disse que era vítima de linchamento covarde em um jogo de cartas marcadas, e tentou diminuir sua responsabilidade dizendo que “tinha cometido um grande erro”, mas não tinha cometido um crime.

– Não matei, não roubei e não desviei recursos públicos – disse o então senador, em discurso no qual chegou às lágrimas.

No ano seguinte, em 2002, Arruda se lançou candidato a deputado federal. Pediu desculpas à população nas propagandas políticas.Visitou casas de eleitores, chegando e pedir licença para tomar banho ou tirar uma soneca. Foi o deputado proporcionalmente mais votado do Brasil.

Na eleição seguinte, de 2006, foi eleito governador do Distrito Federal no primeiro turno, com 50,38% dos votos válidos.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.