Notícias

 | 28/11/2009 13h20min

Produtores incentivam consumo de carne de bode no Paraná

Com foco no mercado, eles investem na caprinocultura e conquistam consumidores

Produzir com foco no mercado. Com essa preocupação produtores rurais do município de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, se uniram e traçaram projeto para criação de caprinos. Desde a sua criação, há seis anos, a ação caminhou com foco no mercado consumidor.

– Não adianta produzir, se não tem para quem vender – afirma a produtora e zootecnista Tatiana Gonçalves Mezzono.

Para trabalhar de forma organizada, os produtores criaram a Coopercarnes. O início não foi fácil. O primeiro desafio foi vencer a questão cultural. O Paraná não tem tradição com a caprinocultura. A maioria da população é formada por descendentes de italianos e poloneses que, predominantemente, consomem carne bovina, de cordeiro e de ovelha. Os produtores decidiram investir na caprinocultura exatamente porque acreditavam ser um novo nicho de mercado.

O problema é que eles não tinham prática no manejo de cabras e tiveram que iniciar do zero.

– Percebemos que havia muito a ser feito, tanto com o produtor quanto com o comerciante e o consumidor – explica Tatiana.

O primeiro passo foi buscar parcerias nos 42 municípios que formam o sudoeste do Paraná.

Logo no começo, foram capacitados 25 técnicos que, posteriormente, repassaram o conhecimento adquirido aos produtores rurais. O segundo passo foi vencer a resistência que havia na região para o consumo da carne de bode.

– Precisávamos tornar a carne conhecida pela população e incentivar seu consumo – diz a produtora.

Um dos caminhos encontrados foi a participação em feiras.

– Conseguimos divulgar, derrubar mitos quanto à questão do sabor e à consistência da carne, apresentar sua variedade de preparo e promover cursos para chefes de cozinha – informa Tatiana.

Com isso, os consumidores passaram a cobrar nos açougues a carne de bode consumida nas feiras, o que obrigava o comerciante a buscar o produtor.

– Para nós, isso era ótimo. No início, nosso conhecimento se restringia da porteira para dentro. Da porteira para fora, na parte de comercialização, não sabíamos como fazer – lembra.

AGÊNCIA SEBRAE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.