Notícias

 | 24/11/2009 19h15min

Real valorizado aumenta demanda e preços da carne bovina de segunda

Países consumidores deste corte são os responsáveis por 70% do total exportado pelo Mato Grosso

Atualizada em 24/11/2009 às 20h13min Marcelo Lara | Uberaba (MG)

No mercado da carne, o real valorizado provocou uma mudança no perfil das exportações brasileiras. Aumentaram a demanda e os preços da carne bovina de segunda. Os países consumidores deste corte são os responsáveis por 70% do total exportado pelo Mato Grosso.

Segundo um levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Rússia, Venezuela, China e Oriente Médio representam 73,21% das 155,3 mil toneladas de carne exportadas nos primeiros 10 meses do ano.

Apenas a Rússia importou de janeiro a outubro deste ano 58,8 mil toneladas. A União Europeia, que tradicionalmente compra a parte traseira com cortes mais nobres, importou 8,5 mil toneladas, cerca de 5% do volume exportado.

Mato Grosso exportou para 69 países e apresentou um crescimento de 9,38% nos embarques nos últimos três meses.

Com o mercado externo abrindo as portas para os cortes considerados menos nobres, os frigoríficos conseguiram desafogar o mercado interno. Para os pecuaristas, tudo está incluso no preço final da arroba, que se mantém, mas não é suficiente para estimular os confinamentos.

Alan Nangi dos Santos trabalha para a Associação Nacional dos Confinadores e acompanha os abates.  Segundo ele, a venda dos cortes dianteiros tem um mercado bem definido e ajuda no volume, mas perde em receita.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.