| 21/11/2009 08h10min
Cerca de 250 pessoas acompanharam no último dia 13, em Londrina, o lançamento oficial de dois novos roteiros turísticos do Paraná: a Rota do Café e a Rota do Agronegócio. Juntos, os dois roteiros reúnem 62 atrativos que se distribuem por 25 cidades da região norte do Estado.
Segundo o superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, que participou do lançamento, somente belezas naturais não são suficientes para se atrair turistas. "Até pouco tempo, nós brasileiros não sabíamos explorar adequadamente nossas belezas. Agora, entendemos que é preciso profissionalização. A Rota do Café e a Rota do Agronegócio são exemplos concretos disso. Estamos integrando esses empreendimentos e fazendo com que esses atrativos se tornem fato. A época do turismo contemplativo já passou. Hoje, o turista quer vivenciar a experiência. O segredo do sucesso que obtivemos até aqui se deve ao trabalho conjunto, às parcerias e à perseverança dos empresários", destacou.
O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, parabenizou o trabalho dos 62 empresários que prepararam seus empreendimentos para receber os turistas e as sete agências de turismo que vão comercializar essas novas opções de turismo. "É importante destacar o trabalho daqueles que acreditaram no projeto e prepararam seus negócios para o turismo. As agências têm um papel fundamental que é oferecer esses produtos para o mercado regional, nacional e internacional. O processo de desenvolvimento se assemelha ao trabalho do campo. É preciso preparar a terra, plantar, arar, cultivar e adubar para poder colher os resultados", comparou Heverson Feliciano.
O consultor do Sebrae/PR em Londrina e gestor do projeto, Sérgio Garcia Ozório, contou que os roteiros resultam do Projeto Turismo no Norte Paranaense, iniciado em 2007. Durante os 20 meses que antecederam ao lançamento, o projeto passou por fases como diagnóstico, definição de produtos turísticos, sensibilização dos envolvidos, roteiro experimental, qualificação dos serviços turísticos, precificação, comercialização e promoção. Sérgio Ozório divulgou aos participantes os sites www.rotadocafe.tur.br e www.rotadoagronegocio.tur. Nesses endereços é possível obter informações detalhadas sobre a região e cada um dos atrativos. Dois vídeos rápidos, mostrados durante a cerimônia de lançamento das rotas, deram aos presentes, uma idéia sobre os atrativos.
– Temos atrações que permitem aos turistas passar até uma semana na região norte. A internet é uma ferramenta indispensável para o negócio do turismo, funciona como uma vitrine onde as pessoas podem navegar, conhecer e reservar seus pacotes", frisou Sérgio Ozório. Na opinião do consultor do Sebrae/PR, o lançamento da Rota do Café e da Rota do Agronegócio é a superação de uma primeira etapa. "Foram muitos meses de trabalho nos quais nos organizamos e formatamos os produtos turísticos, agora o trabalho se volta para a atração os turistas. Vamos divulgar esses roteiros em feiras e eventos para que as pessoas conheçam e visitem nossa região. Também vamos nos concentrar em capacitação e adequação para que os empresários desse segmento sejam mais competitivos – prevê Sérgio Ozório.
Os empresários que têm interesse em integrar as Rotas do Café e do Agronegócio podem entrar em contato com a Regional Norte do Sebrae/PR, em Londrina, pelo telefone (43) 3373-8000 ou no endereço Av. Santos Dumont, 1.335 - Aeroporto.
AGÊNCIA SEBRAE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.