| 04/11/2009 19h48min
Um bom número de pequenos produtores rurais procura agregar valor à sua propriedade instalando uma agroindústria. Porém, a burocracia é tanta que acaba desanimando e bons projetos são abandonados. A partir dessa avaliação, a Secretaria de Agricultura de Londrina lançou o projeto Bom Negócio e passa a cuidar não só da parte legal, mas ainda oferece orientação sobre certificação e higiene dos produtos.
O lançamento do programa foi no sítio de Kamura Kubo, que começou seu negócio com dois freezers de polpa congelada de frutas e atualmente constrói a terceira câmara fria. Ele é exemplo de persistência, mas diz que a burocracia é tanta que a família quase desistiu.
Muitos desistem, segundo o secretário Municipal de Agricultura de Londrina, Gervásio Vieira. A Secretaria passa a assumir todo o trâmite burocrático para quem quer implantar uma agroindústria na cidade. A ideia é estimular o produtor e melhorar a renda da família.
Londrina tem 1,3 mil produtores rurais. Desses, 80% são da agricultura familiar e têm potencial para agregar valor à propriedade através de uma agroindústria segundo a Secretaria Municipal de Agricultura. É o que pretende o projeto Bom Negócio a partir de agora.
O piscicultor Alessandro Alves Moreira assinou uma parceira com a Secretaria para ampliar o negócio. Há 10 anos, ele cria e vende peixes. Agora vai receber assistência técnica para oferecer cortes diferenciados direto ao ponto de venda. Um quilo de filé de tilápia pode custar até R$ 15.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.