Notícias

 |  hmin

EUA capturam mais um general iraquiano

Hussam Mohammad Amin negociava inspeção de arma químicas com a ONU

Forças dos Estados Unidos afirmaram neste domingo, dia 27, ter capturado outro general iraquiano, enquanto administradores americanos tentavam conter o ressentimento crescente entre cidadãos iraquianos, restaurando serviços essenciais em Bagdá.

Os militares norte-americanos capturaram o general Hussam Mohammad Amin, uma figura chave em negociações com os inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) que procuraram armas proibidas no Iraque antes da guerra que derrubou Saddam Hussein.

Amin, o número 49 em uma lista norte-americana dos 55 homens mais procurados da administração de Saddam, é o 13º a ser capturado. Uma fonte militar afirmou que ele foi achado no oeste de Bagdá no sábado.

O general ameicano aposentado responsável pela reconstrução do Iraque, Jay Garner, se comprometeu a contribuir para a formação de um governo honesto.

– Estou aqui para ajudar a reconstruir o seu país e transformar o seu governo em um que esteja a serviço de vocês – afirmou Garner em um anúncio na televisão iraquiana, esforço para ganhar a confiança do país, cada vez mais desconfiados das intenções dos Estados Unidos.

Uma assessora afirmou que Garner irá encontrar cerca de 400 iraquianos proeminentes em Bagdá na segunda para identificar potenciais líderes nacionais e discutir a formação de um governo. Barbara Bodine, a coordenadora de Garner para o Iraque central, afirmou que Ahmad Chalabi, líder do grupo Iraque Congreso Nacional e pró-EUA, foi convidado. O principal grupo xiita do país, o Supremo Conselho para a Revolução Islâmica no Iraque (SCIRI), também foi chamado.

As dificuldades crescentes em Bagdá, e a impaciência com a lenta restauração de serviços essenciais devastados por bombas estão fazendo crescer o ressentimento contra os EUA. No sábado, residentes furiosos protestaram contra os EUA depois de uma explosão de um depósito de armas ter matado pelo menos 12 pessoas.

Zubaidi, o auto-proclamado "prefeito" de Bagdá, foi escanteado no domingo, depois que autoridades norte-americanas afirmaram diversas vezes que não reconhecem sua autoridade. Em outras cidades, o surgimento de líderes auto-proclamados e clérigos islâmicos estão representando um grande desafio ao controle norte-americano.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.