Notícias

 | 09/10/2009 19h10min

Estados Unidos aumentam previsão para safra de soja

Relatório prevê uma participação menor do Brasil no mercado internacional

Atualizada às 20h25min

O governo dos Estados Unidos aumentou a previsão para as safras 2009/2010 de milho e soja no país. O Departamento de Agricultura (USDA) divulgou nesta sexta, dia 9, o relatório mensal de oferta e demanda. Os números mostram que os americanos vão aumentar a exportação de soja e o Brasil participar menos do mercado internacional do grão.

De acordo com o USDA, a produtividade da safra de soja está maior. Por isso o relatório de oferta e demanda elevou também a expectativa de produção de 88,32 milhões de toneladas para 88,46 milhões. A previsão ainda é de safra recorde nos Estados Unidos, mas o número ficou abaixo da previsão do mercado, que era de 89,5 milhões e toneladas.

A produção brasileira de soja foi calculada em 62 milhões de toneladas e a da Argentina, em 52,5 milhões. O governo americano prevê também que o comércio internacional de soja deve chegar 76,14 milhões de toneladas. O motivo é um forte aumento de demanda, principalmente da China.

O relatório do Departamento de Agricultura projeta uma participação maior do país no mercado internacional. A estimativa anterior era de exportar 34,83 milhões de toneladas. Agora é de 35,52 milhões. Já o Brasil deve diminuir as vendas externas de soja, de acordo com o governo americano. A previsão caiu de 24,45 milhões de toneladas para 23,65 milhões. O relatório aumenta ainda a estimativa de safra para o milho dos Estados Unidos. O cálculo passou de 329,3 milhões de toneladas para 330,6 milhões.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.