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 | 21/09/2009 08h39min

Consumo de espumante nacional cresce 10% em um ano

Moscatéis puxam alta e ainda abrem espaço para todo o mercado de vinhos

A crise azedou as importações de bebidas, devido a alta do dólar na virada do ano, mas não esvaziou o cálice dos brasileiros que mantiveram em alta as vendas dos fabricantes nacionais.

No Rio Grande do Sul, onde está cerca de 90% da produção do país, as vendas de espumantes aumentaram 20% nos primeiros sete meses do ano em relação a igual período de 2008. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com números do Cadastro Vinícola, foram vendidos 3,2 milhões de litros de janeiro a julho deste ano.

O destaque ficou por conta dos moscatéis, que elevaram em 38,5% sua presença nas taças brasileiras. A alta segue a tendência de crescimento no consumo dessa variedade, comprovada pelo salto de 20% nas vendas totais do ano passado. Os espumantes do tipo brut e demi-sec tiveram incremento de 15,8%.

– O consumo de moscatéis puxa todo o mercado de vinhos, já que são a porta de entrada para espumantes secos e vinhos brancos e tintos – afirma o gerente de promoção e marketing do Ibravin, Diego Bertolini.

Os importados estão perdendo participação no mercado. O espumante nacional, que no ano passado representava 65% do produto consumido no país, agora chega a 75%. De janeiro a julho deste ano, entraram de 26,6 milhões de litros de vinhos em geral de outros países, ante 27,6 milhões de litros em igual período em 2008, segundo o Ibravin.

 

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