Notícias

 | 17/09/2009 18h14min

EUA estão dispostos a negociar acordo sobre questão do algodão

Em Brasília, representante comercial disse que país quer retomar discussões de Doha

Atualizada às 20h36min Viviane Cardoso | Brasília (DF)

Os Estados Unidos estão dispostos a retomar as negociações da Rodada de Doha. A afirmação foi feita nesta quinta, dia 17, pelo representante de Comércio norte-americano, que também manifestou interesse em negociar um acordo sobre o algodão. Ele se reuniu, em Brasília, com ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.

Após o encontro com empresários brasileiros, o porta-voz para assuntos de comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk, se reuniu com o ministro Celso Amorim. Eles discutiram relações comerciais, mas o principal assunto foi a retomada das negociações sobre barreiras não-tarifárias, impostas aos países em desenvolvimento. Kirk afirmou que, com a crise econômica, o governo norte-americano se deu conta da importância de concluir a Rodada de Doha, que pretende liberalizar o comércio mundial.

– Ambos continuamos achando que é possível encerrar a rodada em 2010, naturalmente vai requerer um grande esforço. A minha avaliação é de que ainda pode ser feito um esforço maior de compreensão do que é possível e do que não é possível fazer, mas, de qualquer maneira, nos encontramos na mesma situação de desejar uma conclusão rápida para a rodada – disse Amorim.

Os representantes dos dois países também conversaram sobre uma possível retaliação a que o Brasil tem direito por causa dos subsídios concedidos aos produtores de algodão norte-americanos. Ron Kirk disse que os Estados Unidos se orgulham de levar a sério o cumprimento de regras, por isso estariam dispostos a negociar um acordo.

– Houve o julgamento e o Brasil está elaborando a sua própria especificação de uma ação e, naturalmente, estamos abertos a negociar assim que esse processo estiver concluído ou assim que surja uma proposta concreta – falou o ministro brasileiro.

Celso Amorim aproveitou o encontro para pedir aos Estados Unidos o fim das barreiras fitossanitárias impostas à carne suína produzida em Santa Catarina. Segundo ele, o produto brasileiro é saudável e pode estar no mercado norte-americano a preços competitivos.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.