| 07/09/2009 19h33min
A primavera ainda não chegou, mas a estufa do produtor de orquídeas Alexandre Hiranaka já está com um colorido especial. Na atividade desde 1996, ele produz duas variedades. A dendrobium é o carro-chefe. A branca, conhecida como “olho de boneca” é, segundo o agricultor, a preferida entre os clientes. Mas todas, com sua forma, cor e beleza já deixam o lugar com o jeito da estação das flores.
— Meu pai já veio do Japão para cá com a intenção de plantar rosa, crisantemo, mas ele sempre teve adoração por orquídea, desde o tempo de criança ele quis plantar. E eu acho que hoje a gente consegue realizar um sonho dele — diz o produtor.
O valor de cada vaso é R$ 15. O lucro bruto de Hiranaka fica em torno dos 15%. Todo o ano, mais de 170 mil vasos que vão para vários Estados do país saem de lá.
As orquídeas, apesar de delicadas, são resistentes. No vaso, chegam a durar dois meses. Mesmo depois que as flores caem, o produtor garante que no ano seguinte elas voltam a brilhar.
O ideal é que elas sejam regadas no máximo duas vezes por semana. O produtor acredita que a popularização dessas flores começou a partir da década de 90. O número de produtores aumentou e a flor foi ficando mais barata.
— Eu acho que é uma tendência mundial. No momento que você apresenta um produto bonito e durável e tem uma frequência maior deste produto no mercado, o consumidor acaba sendo atraído por ele — avalia.
Durante todo o mês setembro, as orquídeas de Hiranaka deixam mais bonita a Festa de Flores e Morango de Atibaia. Em torno de 80 produtores comercializam uma variedade de espécies de flores.
— A ideia principal é divulgar nosso trabalho, nosso produto, nossa região. Ensinar ao consumidor a maneira correta de usar as flores, enfeitar e conviver com elas — explica o diretor da feira, Nelson Yoshida.
Não são só as variedades de flores e o bom preço que impressionam o público. Um outro local que chama a atenção dos visitantes é o pavilhão da decoração. Mais de um milhão de flores foram utilizadas para dar charme e beleza ao local. As orquídeas podem se transformar num quadro perfeito para levar uma recordação para casa.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.