Notícias

 | 05/09/2009 14h35min

Chineses pretendem comprar 10% da produção agrícola do Rio Grande do Sul

Protocolo de intenções para comercialização foi assinado neste sábado na Expointer

Nestor Tipa Júnior, Esteio

Foi assinado neste sábado, dia 5, na Expointer, um protocolo de intenções entre a Banrisul Corretora de Valores e o governo da China. O convênio vai permitir negociações diretas entre os chineses e os produtores gaúchos, sem a ação de multinacionais. O país tem o objetivo de comprar 10% da produção agrícola do Rio Grande do Sul.
 
Segundo o presidente do Instituto Brasil-China, Sérgio de Moraes, a iniciativa deve elevar os preços de venda para os produtores e diminuir os custos para os compradores daquele país.
 
– Queremos melhorar a performance dos dois lados, fazendo com que os chineses paguem menos e os nossos produtores ganhem mais, tirando aquele meio que hoje está sendo dominado pelas grandes multinacionais – reassalta.
 
Moraes afirma que a procura deve ser pelas commodities mais comuns do mercado, como soja, milho e trigo. Mas, de acordo com ele, está sendo realizado um trabalho para exportação de produtos de agroindústrias.
 
O presidente da Banrisul Corretora de Valores, Alejandro Arandia, acredita que até então existia uma desconfiança cultural da China, mas o fato de que serão utilizados mecanismos de vendas por meio da Bolsa Brasileira de Mercadorias, vai facilitar as transações entre os dois países.
 
– Há um interesse muito grande da China em se aproximar dos países que são grandes produtores de alimentos – destaca.
 
A medida também vale para o setor industrial. Poderão ser importados da China veículos elétricos, como automóveis e bicicletas. Está prevista uma missão chinesa para os próximos dias para oficializar o acordo.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.