Notícias

 | 10/08/2009 13h46min

Milho: Números da Conab tranquilizam avicultura quanto a abastecimento

Safra de grãos deverá ser a segunda maior da história

Na última quinta, dia 6, os dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra 2008/09 apontaram boas novas para o setor avícola, segundo avaliação do presidente da União Brasileira de Avicultura(UBA), Ariel Antonio Mendes. Conforme ele, a safra atual de grãos deverá chegar a 134,49 milhões de toneladas, o segundo melhor número da história.

– Vivíamos a expectativa das perdas causadas pelo clima em nosso maior produtor de milho, o Paraná. Porém, o crescimento da produção do Mato Grosso permitiu algum crescimento na expectativa anteriormente divulgada (em julho), graças ao grão proveniente do milho safrinha. Segundo as projeções, devemos chegar a 50,268 milhões de toneladas – comenta Mendes.

Analisando diretamente na produção avícola e considerando que o levantamento trata de 97% da safra já colhida, é possível prever que o cenário para a avicultura poderá continuar razoável no que diz respeito a abastecimento.

– Se considerarmos o cenário internacional, esta perspectiva torna-se ainda mais concreta. Segundo os levantamentos da United States Departament of Agriculture (USDA) divulgados no início de julho, a colheita mundial de milho deverá chegar a 789,83 milhões de toneladas, acima das 781,46 milhões de toneladas previstas no levantamento feito no mês anterior. Destaque ainda para os estoques de passagem, previstos em 139,17 milhões de toneladas (ante 125,46 milhões de toneladas previstas em junho) – sinaliza o presidente da UBA.

Para ele, desconsiderando questões atuais de preços, o setor pode ficar tranquilo com relação ao abastecimento do milho, que é o grão mais importante para a produção de aves e ovos.
 

AGÊNCIA SAFRAS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.