Notícias

 | 06/08/2009 18h58min

Senar forma instrutores para projeto de inclusão digital no campo

Iniciativa quer estender o serviço também às famílias dos agricultores

Atualizada às 20h25min Letícia Luvison | Brasília (DF)

Um curso iniciado esta semana em Brasília está treinando instrutores para promover a inclusão digital no campo. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) quer formar até setembro 500 pessoas em todo o país para acessar o Canal do Produtor. O site foi lançado em maio pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com a intenção de qualificar a atividade agropecuária.

Supervisora do Senar há um ano, Paula Araújo Nunes quer levar para Santa Catarina muito mais do que noções de informática.

– A nossa proposta é de estar inserindo o produtor rural nesse meio digital, que é muito importante. Essa é uma ferramenta onde a gente vai filtrar todas as informações da internet. Temos aqui informações que o produtor vai poder utilizar mesmo, feitas para produtores rurais. O Canal do Produtor é uma ferramenta muito importante.

Além de capacitar produtores rurais para terem acesso à internet, a iniciativa quer estender o serviço também às famílias dos agricultores. A dificuldade em obter informações sobre a atividade agrícola, como cotações, preços de produtos e direitos do agricultor, motivou o Senar a treinar multiplicadores. Essas pessoas vão atuar gratuitamente em 500 sindicatos rurais de todo o país para que o homem do campo aprenda a usar a internet como ferramenta de gestão da propriedade.

– Entendemos o produtor rural dentro desta vertente da eficiência da empresa rural. Entendemos a propriedade como empresa que precisa dar lucro e ter acesso a essas informações. O nosso portal de informações é no sentido de se capacitar o produtor cada vez mais para ele ter mais chances de sucesso em sua propriedade – afirma o secretário-executivo do Senar Central, Omar Hennemann.

Depois de uma semana de curso, os instrutores vão passar adiante o que aprenderam. O objetivo é multiplicar conhecimento e formar 500 professores que vão ensinar ao produtor rural como acessar no computador informações sobre o campo.

– Estamos trabalhando para levar estas informações ao homem para que ele minimize custos, trabalho e uma série de circunstâncias que ocorre no meio rural – explica o instrutor Carlos César Cunha.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.