Notícias

 | 23/07/2009 15h13min

Frio avança rapidamente pelo Centro-Oeste nesta sexta

Mínima varia entre 0°C e 5°C no sul de MS, com formação de geadas em algumas localidades

Região Sul
Ainda há risco de neve na serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e no planalto de Santa Catarina até o início da manhã desta sexta-feira. Entretanto, isto será exceção. Praticamente não chove na região nesta sexta. Apenas no leste e norte do Paraná, áreas de instabilidade trazem chuvas fracas. A temperatura despenca, o dia amanhece com geadas amplas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná. A mínima será negativa, variando entre -1°c e -3°c no interior do Rio Grande do Sul, centro e oeste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Não há previsão de geadas nas áreas de café e cana-de-açúcar do Paraná. Ao longo do dia, o frio prossegue com máxima inferior a 8°C na serra geral e em torno de 10°C no Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

Região Sudeste
A frente fria avança lentamente pelo Sudeste, onde traz chuvas generalizadas para todo o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, centro e sul do Espírito Santo e sul de Minas Gerais. No Vale do Paraíba, em São Paulo, o acumulado alcança 40 mm em 24 horas. No sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o acumulado chega a 30 mm. Já no Espírito Santo, o acumulado não chega a 10 mm. Apenas no norte do Espírito Santo e no centro e norte de Minas Gerais, o tempo permanece seco e apenas com aumento da quantidade de nuvens. O frio aumenta, com mínima entre 9°C e 10°C no sul de São Paulo e máxima inferior a 20°C em todo o Estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul e oeste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
Na sexta-feira, a frente fria causa chuvas generalizadas no centro e norte de Mato Grosso do Sul, e no sul e sudoeste de Mato Grosso. O tempo permanece seco em boa parte de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. O frio avança rapidamente pelo Centro-Oeste e a mínima varia entre 8°C e 13°C no sudoeste de Mato Grosso e entre 0°C e 5°C no sul de Mato Grosso do Sul, com formação de geadas em algumas localidades/fazendas. A máxima não chega a 10°C no centro e oeste de Mato Grosso do Sul, gerando uma das tardes mais frias dos últimos dois anos. A máxima não chega a 10°C em algumas cidades de Mato Grosso do Sul e extremo sudoeste de Mato Grosso, caracterizando uma das tardes mais frias dos últimos dois anos na Região. O frio também chega ao sul de Goiás, onde a máxima não chega a 20°C.

Região Nordeste
As chuvas ficam mais isoladas nesta sexta-feira e atingem o litoral leste do Nordeste, entre Pernambuco e Alagoas, além do sudoeste do Piauí e do centro e sul do Maranhão. Na maior parte do Nordeste, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. A máxima passa dos 32°C No centro da Bahia, oeste de Pernambuco, Piauí, oeste do Rio Grande do Norte, Ceará e norte do Maranhão, mas não alcança os 26°C no centro e sul do Maranhão e entre o leste da Paraíba e costa norte da Bahia.

Região Norte
A frente fria traz chuvas fortes e generalizadas ao Acre, Rondônia e Amazonas, com acumulado de até 60 mm em 24 horas no oeste do Amazonas. Chove também de forma mais isolada no sul Roraima, no sudoeste, centro e nordeste do Pará e norte de Tocantins. A massa de ar polar chega à região norte, fenômeno conhecido por friagem. A mínima chega a 11°C e a máxima não passa dos 14°C no sudeste de Rondônia.

Veja como fica o tempo nos próximos dias

Região Sul
No sábado, a chuva fraca retrocede e atinge o leste, centro e norte do Paraná. O frio chega ao seu ápice e as mínimas alcançam valores entre -4°c e -6°c na serra geral (especialmente Santa Catarina), além de parte do planalto catarinense. As geadas, com temperaturas entre -3°C e 2°C, atingem todo o Rio Grande do Sul, centro, oeste e sul de Santa Catarina o centro, oeste e sul do Paraná. Mais uma vez, não há previsão de geadas nas áreas de café e cana-de-açúcar do norte do Paraná. A temperatura máxima entra em elevação e esperam-se valores entre 11°C e 19°C. No domingo, as chuvas continuam retrocedendo e ganham força, com acumulado de quase 40 mm no litoral do Paraná. Além do litoral do Paraná, as chuvas também atingem boa parte do Estado paranaense, o centro e leste de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. Ainda faz muito frio, mas ele começa a ficar bastante restrito.

Região Sudeste
No sábado, a frente fria provoca chuvas no sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste, centro e sul de Minas Gerais e no leste, centro, sul e oeste de São Paulo. O acumulado chega a 30 mm em 24 horas em parte do nordeste paulista. A temperatura continua caindo e varia entre 6°C e 8°C no sul e oeste do Estado de São Paulo. A máxima não chega a 20°C em boa parte de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul e parte do leste de Minas Gerais. No domingo, a chuva retrocede e atingem boa parte de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. O frio retrocede e a máxima não passa dos 20°C apenas no centro e sul de São Paulo. A mínima varia entre 11°C e 13°C na maior parte de São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
No sábado, a frente fria começa a perder força e as chuvas fracas atingem o Mato Grosso do Sul. Ainda faz muito frio e a mínima poderá ser negativa no extremo sul de mato grosso do sul, com formação de geadas amplas. No sudoeste de Mato Grosso, a mínima varia entre 6°C e 8°C. No sul de Goiás, a mínima varia entre 11°C e 13°C. A máxima não passa dos 10°C no centro e sul de Mato Grosso do Sul. Já em Goiás e Mato Grosso, a temperatura entra em elevação. No domingo, as chuvas atingem o oeste e sul de Mato Grosso do Sul. O frio diminui consideravelmente, com mínima entre 9°C e 10°C e máxima em torno dos 13°C no sul de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste
As chuvas ficam cada vez mais localizadas e atingem apenas o nordeste do Maranhão e a Grande Salvador. Na maior parte do Nordeste, a previsão é de sol e muito calor, com máximas de mais de 32°C.

Região Norte
A frente fria traz chuvas fortes para o Amazonas e oeste do Acre, com acumulado de até 60 mm em 24 horas nessas regiões. Chove de forma mais isolada também no sudoeste do Pará e no extremo sul de Roraima. A massa de ar frio mantém as temperaturas baixas no oeste de Rondônia, leste do acre e sudoeste do Amazonas. A máxima não passa dos 16°C nessas áreas e a mínima chega a 11°c no sudoeste de Rondônia e sul do Acre. No domingo, a frente fria se afasta e voltam as condições de pancadas de chuva associadas ao calor para o Amazonas, leste do Amapá e no sudeste e nordeste do Pará.

CENTRAL DE METEOROLOGIA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.