Notícias

 | 11/07/2009 15h30min

Reunião Anual da SBPC tem Amazônia como tema central

Encontro será realizado de 12 a 17 de julho em Manaus

Após a última edição realizada em Campinas (SP), a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retorna à região amazônica com início neste domingo, dia 12, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM), com o tema “Amazônia: Ciência e Cultura”. A programação se encerra no dia 17 de julho.

Os organizadores da maior reunião científica da América Latina esperam receber milhares de pesquisadores, docentes e estudantes do ensino superior, médio e fundamental, além de autoridades e gestores públicos.

– As expectativas para o encontro, que começou a ser preparado há dois anos, desde o término da edição em Belém, são as melhores possíveis, sobretudo no que diz respeito ao comparecimento do público. Já estamos com quase 4 mil inscritos para as atividades fechadas, como minicursos e apresentações de trabalhos, e, no total, esperamos receber de 12 mil a 15 mil participantes – disse Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC.

Serão mais de 170 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros e sessões especiais. Haverá ainda 47 minicursos e cinco sessões de pôsteres, nas quais estão previstas a apresentação de mais de dois mil trabalhos científicos.

A programação contará com mais de 170 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros e sessões especiais. Serão realizados ainda 47 minicursos e cinco sessões de pôsteres, nas quais está prevista a apresentação de mais de dois mil trabalhos científicos.

A programação científica abordará, em linhas gerais, gargalos e desafios da Amazônia nas diferentes áreas da ciência, tecnologia e inovação, especialmente em setores considerados cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.

Durante a reunião serão discutidos temas de impacto nacional e mundial, como o valor da floresta em pé, geopolítica e recursos naturais, regularização fundiária, mudanças climáticas, gás e petróleo, exploração de minérios, direitos e educação indígena, ensino a distância, saúde da mulher, telemedicina, indústria e trabalho, biotecnologia e genômica na Amazônia, astronomia indígena, nanotecnologias sociais e novas tecnologias para o sequestro de carbono.

As atividades serão desenvolvidas em torno dos seguintes núcleos temáticos: “Amazônia: questões nacionais, multilaterais e mundiais”, “Ano Internacional da Astronomia”, “Clima, água e ambiente”, “Comunicação amazônica”, “Culturas amazônicas, conhecimentos científicos e saberes tradicionais” e “Desenvolvimento da Amazônia”.

“Direitos e titularidades”, “Educação”, “Geoprospecção e recursos minerais”, “História natural e humana”, “Ocupação da Amazônia e expedições científicas”, “Saúde humana” e “Tecnologia: passado, presente e futuro” completaram a programação temática.

AGÊNCIA FAPESP
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.