Notícias

 | 07/07/2009 09h30min

Crise eleva participação das commodities nas exportações do país, diz Ipea

Além de preços mais altos, instituto aponta forte demanda por parte da China

A crise internacional elevou a participação das commodities na pauta de exportações do Brasil. É o que mostra um estudo divulgado nessa segunda, dia 6, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O levantamento diz que o crescimento foi provocado, principalmente, pela recuperação nos preços das matérias-primas, como soja e minério de ferro.

O estudo considera que além dos preços mais altos, a exportação de commodities vem sendo influenciada pela forte demanda por parte da China. No geral, a média histórica é uma participação de 40% das matérias-primas na pauta de exportações do Brasil.

Mas nos primeiros cinco meses deste ano este percentual chegou a 51%. E enquanto as exportações totais brasileiras caíram cerca de 33% neste período na comparação com 2008, as vendas para a China subiram 34%.

Os principais itens vendidos aos chineses foram a soja e o minério de ferro. Segundo pesquisadores, o resultado é preocupante, porque o aumento nas commodities implica perda de espaço do Brasil no mercado de produtos de maior valor agregado.

Para o Ipea, a pauta de exportações só vai mudar no longo prazo com o aumento do investimento público em pesquisa e desenvolvimento. No ano passado, esse tipo de investimento alcançou entre R$ 8 bilhões e R$ 9 bilhões, mas 90% deste total foram aplicados pelas empresas e apenas 10% pelo governo.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.