| 05/07/2009 18h20min
Legisladores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela, convidados pela Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome ( ALCSH), se reuniram nos dias 25 e 26 de junho no Escritório Regional da FAO, no Chile, para a primeira reunião preparatória da Frente Parlamentar contra a Fome.
Acompanhados por José Graziano, Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe, Margarita Flores, Representante da FAO e Juan Carlos García Cebolla, Coordenador da ALCSH, os participantes pactuaram os primeiros traços do que será um esforço de alcance continental para erradicar a fome.
Os parlamentares acordaram uma Proposta de Estatuto e Plano de Ação que resultou numa assinatura de uma declaração onde que reafirma o compromisso com a construção da Frente Parlamentar contra a Fome.
Juan Carlos Garcia Cebolla declarou após a reunião que "se logrou um avanço importante na definição e na aplicação da Frente, assim como o compromisso dos parlamentares. Uma vez que é no Congresso onde se determina o âmbito e o alcance dos muitos programas de Segurança Alimentar e Nutricional, compromisso este da maior relevância".
O Representante Regional da FAO, José Graziano da Silva, afirmou que "Esta reunião é um sinal de que América Latina está na vanguarda dos esforços para promover o direito à alimentação, porém se trata de uma mobilização global. Em Novembro deste ano a FAO organizará uma reunião de parlamentares em Roma e aí poderemos levar as lições aprendidas na construção da Frente Parlamentar contra a Fome".
Após esta primeira reunião , se realizará um segundo encontro na Cidade do Panamá nos dias 13 e 14 de Julho, nesta ocasião com parlamentares Centroamericanos e Caribenos. Ali serão enriquecidas as propostas emitidas nesta primeira reunião e posteriormente ocorrerá um lançamento oficial.
A Frente Parlamentar contra a Fome é um esforço para promover leis de Segurança Alimentar e Nutricional, assim como a concretização do Direito à Alimentação através do trabalho legislativo. No caso dos países onde já existem leis neste sentido, se buscará aprofundar e garantir a assinatura de recursos suficientes para os programas de combate à fome.
Este trabalho terá dois eixos: primeiro, consolidar os esforços dos parlamentares e congressistas e deputados de assembleias legislativas nacionais, regionais e interamericanas para priorizar a erradicação da fome nas agendas públicas; e segundo, colocar os meios legais, institucionais e financeiros para consegui-lo. A Frente Parlamentar contra a Fome se organizará à nível nacional, regional e continental.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.