Notícias

 | 29/06/2009 16h50min

Brasil quer acordo com o Uruguai sobre comercialização de leite

Negociações foram motivadas por uma forte alta nas importações do produto em pó do país vizinho

O Brasil espera chegar ainda nesta semana a um acordo com o Uruguai na comercialização de leite. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que lidera as negociações do lado brasileiro, pretende marcar uma reunião com autoridades uruguaias para quinta ou sexta-feira. Um primeiro encontro foi realizado há duas semanas. A intenção é concluir um acordo bilateral na próxima cúpula do Mercosul, que ocorre no fim deste mês.

As negociações foram motivadas por uma forte alta nas importações de leite em pó do Uruguai neste ano. A situação levou a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a criar dificuldades para as compras do produto do país vizinho. De acordo com o MDA, as conversas com os uruguaios têm como objetivo buscar um equilíbrio no comercio bilateral. O acordo envolve também cooperação técnica e promoção conjunta de produtos dos dois países. Apesar de apoiarem a iniciativa do governo, representantes do setor leiteiro não têm o mesmo otimismo. Para o presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez, os uruguaios vão tentar prolongar ao máximo as negociações. Por isso, ele defende uma ação mais radical do Brasil.

– Se depender deles vai ‘ad eternun’ porque sempre não cumpriram o que prometeram para a gente. Acho que se o Brasil não jogar pesado, não vai conseguir fazer uma acordo bilateral. É preciso estabelecer critérios e dentro desses critérios e até mesmo cotas.

O Brasil já tem um acordo semelhante com a Argentina. Ficou estabelecido que os argentinos podem vender para o Brasil uma cota mensal de 2,5 mil toneladas de leite em pó a um preço de US$ 2,2 mil dólares por tonelada.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.