| 07/06/2009 13h10min
Por meio de ações compartilhadas com o setor varejista, principalmente os supermercados e cafeterias, torrefadoras de todo o país promovem em julho e agosto o Festival do Café no Inverno. Realizado desde 2004 pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), a iniciativa tem como objetivo aproveitar essa época de temperaturas mais frias, quando o consumo aumenta em média 15%, para promover o produto e suas diversas receitas, do tradicional cafezinho aos cappuccinos e bebidas como o Irish Coffee, que combina whisky com café.
A Abic não realiza propriamente um evento, mas sim incentiva as indústrias para que promovam ações diferenciadas nos pontos-de-venda durante toda a temporada. Em parceria com os profissionais de compra e os supermercadistas, as empresas organizam as áreas de vendas, transformando-as em verdadeiras vitrines do café, com terminais, ilhas em posição destacada na entrada das lojas, decoração especial, luzes e espaços para degustações. Além de sugestões de
atividades, a
Abic fornece às indústrias associadas artes digitais para produção de banner, cartaz, outdoor, anúncios e aparadores de gôndola.
– Essa é uma promoção que aos poucos também começa a conquistar bares, lojas de conveniência, panificadoras, restaurantes e outros pontos de consumo, comemora Almir da Silva Filho, presidente da entidade. Por meio do Festival, chegam também aos consumidores a própria história do café e seu processo produtivo, já que neste período a colheita está em pleno vapor em praticamente todas as regiões cafeeiras. Nesta edição vamos também comemorar os 20 anos do
Selo de Pureza, certificação lançada em agosto de 1989 e a partir da qual conquistamos esse grande mercado.
O Festival do Café do Inverno ganha este ano um reforço extra, que é a campanha Café e Saúde promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além de anúncios nas principais revistas de circulação nacional, um filme de 30 segundos está sendo veiculado em
emissoras de TV aberta e fechada e
em diversas salas de cinema do país. A campanha começou dia 29 de maio e segue até 22 de junho.
O filme mostra o "Supercafé" percorrendo as lavouras de café, os caminhões com carregamento da produção até chegar à cidade onde deixa um "rastro" de energia. Por meio do mascote, as peças promocionais abordam a função da bebida como estimulante para memória e auxiliar na prevenção de doenças, como depressão e asma. A primeira edição da campanha, veiculada no
final do ano passado, trouxe o conceito do estímulo ao consumo do café entre os adultos jovens que substituíram a bebida por energéticos. Este ano a meta é estimular o consumo saudável da bebida, além de mostrar a importância do produto na economia nacional.
– Colaboramos com o planejamento da campanha, e certamente ela será uma grande ferramenta para alavancar ainda mais o consumo interno de café – diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic, lembrando que 9 em cada
10 brasileiros acima dos 15
anos já tomam diariamente café, conforme pesquisa realizada em 2008 pelo instituto TNS InterScience.
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