Notícias

 | 26/05/2009 14h41min

Contag defende reavaliação dos índices de produtividade da terra

Entre reivindicações, está a aceleração dos programas que atendam a reforma agrária e a agricultura familiar

Atualizada às 20h41min

Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) participam de uma manifestação nesta terça, dia 26, na Esplanada dos Ministérios para cobrar do governo federal e de parlamentares agilidade na implementação da reforma agrária no país.

Entre diversas reivindicações, a entidade defende a aceleração dos programas que atendam a reforma agrária e a agricultura familiar, e a reavaliação dos índices de produtividade da terra.

— Isso facilitaria a identificação de áreas improdutivas, para que possam ser destinadas para fins de reforma agrária. É vergonhoso um país como o Brasil ainda trabalhar com índices de produtividade dos anos 60. O Grito da Terra é a maior mobilização dos trabalhadores rurais ligados à Contag — explica o secretário de Política Agrária da entidade, William Clementino.

Na manifestação, será também sugerida a atualização do Código Florestal, para que trate de forma diferenciada o agronegócio e agricultura familiar.

— Enquanto a agricultura familiar procura garantir a sustentabilidade ambiental, o agronegócio tem se mostrado perverso, no sentido de estar expandindo as fronteiras agrícolas, de estar envenenando o solo, e por estar produzindo de forma insustentável. Quem trata bem o meio ambiente precisa ser melhor compreendido, e quem trata mal precisa ser melhor corrigido — argumenta Clementino.

Outra reivindicação defendida pela entidade é a alteração da MP 8899, que impede a realização de ações de reforma agrária em coberturas de florestas primárias da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Segundo o dirigente da Contag, a reforma agrária não é prejudicial a esses biomas.

O Grito da Terra é organizado pela Contag em conjunto com sindicatos e federações de trabalhadores rurais.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.