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 | 15/05/2009 18h20min

Brasil pressiona Uruguai para abrir mercado para carnes brasileiras

Missão técnica do país vizinho visitará frigoríficos

Atualizada às 20h33min Daniela Castro | Brasília (DF)

O Brasil negocia a abertura do mercado de carnes para o Uruguai. A ideia é iniciar as exportações de frango ainda neste ano, mas uma missão técnica do país vizinho ainda terá que vir ao Brasil para certificar os frigoríficos.

Na reunião bilateral entre Brasil e Uruguai, que ocorreu nesta sexta, dia 15, não faltaram solicitações do governo brasileiro para a ampliação do comércio de carnes. Na intenção de aumentar a venda de suínos, o Brasil quer do país vizinho o reconhecimento do status sanitário de mais Estados. Quanto à carne bovina, o Uruguai habilitou a região Sul para exportar o produto desossado.

Exigências sanitárias do Uruguai ainda impedem a compra de frangos produzidos no Brasil. Mas, na reunião desta sexta, autoridades brasileiras pediram para que o Uruguai passe a comprar uma quota de 1.800 toneladas do produto por ano.

– O Uruguai é na realidade um país que também produz esses itens e não é um mercado gigantesco, mas isso é importante para a imagem do produto brasileiro . É o reconhecimento de mais um Estado que cria um precedente importante para negociação com outros parceiros comerciais – afirma o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral.

Uma missão técnica do Uruguai virá ao Brasil, ainda sem data definida, para certificar os frigoríficos exportadores de frango. O Embaixador do Uruguai no Brasil, Pedro Vaz, disse que todas essas demandas estão sendo avaliadas pelo Ministério da Agricultura uruguaio e a resposta deve sair ainda este ano.

Nos primeiros quatro meses de 2009, a balança comercial entre os dois países foi favorável para o Uruguai, que teve saldo positivo de US$ 26 milhões.O país vizinho aumentou as exportações de trigo e também de malte para a fabricação de cerveja. Já o mercado brasileiro, que vende óleo diesel para aquele, sentiu o impacto da queda do preço do petróleo no valor final do produto, assim como a redução nas vendas de automóveis.

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