Notícias

 | 01/04/2003 11h50min

Governo do Iraque diz ter impedido avanço de britânicos para perto de Mosul

O ministro da Informação do Iraque, Mohammed Saeed al-Sahaf, declarou nesta terça, dia 1º, que forças iraquianas impediram que soldados britânicos tomassem posição perto da cidade de Mosul, no norte do país. A rede de TV Al Jazeera afirmou que os iraquianos mataram 10 soldados britânicos. Imagens de membros de tribos locais dirigindo um Land Rover capturado pelas ruas de Baaj, que fica a sudoeste de Mosul, foram mostradas.

– As forças britânicas deixadas lá foram eliminadas em sua maioria no campo de batalha, exceto pelas que conseguiram fugir – relatou Sahaf em uma entrevista coletiva.

Os iraquianos, segundo o ministro, apreenderam a maior parte dos equipamentos e veículos dos soldados. A Al Jazeera noticiou que 14 tanques foram destruídos.

– É uma derrota completa. Incrivelmente, os americanos arrastaram os britânicos para fazer isso. O resultado foi muito trágico para os britânicos – disse Sahaf.

Um porta-voz britânico no quartel-general do Comando Central no Catar disse desconhecer que forças britânicas tentaram pousar no norte do Iraque. Na última quinta, cerca de mil pára-quedistas dos Estados Unidos pousaram no território controlado pelos curdos no norte do Iraque para abrir um novo front na guerra.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.