| 02/04/2009 17h33min
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje em entrevista coletiva em Londres que, em breve, o governo brasileiro poderia anunciar uma contribuição do Brasil ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Mantega não quis especificar o valor, e se limitou a dizer que, nos próximos dias, entrará em contato com o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, para definir como se dará a contribuição. O ministro ressaltou que, em qualquer caso, o Brasil está em condições de contribuir ao Fundo, o que é um fato histórico.
Pouco antes, após participar da cúpula do Grupo dos Vinte (G-20, que reúne as nações mais ricas e principais emergentes), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha destacado que o Brasil entrou no FMI como país "solicitante" e que isto poderia mudar no futuro.
Mantega destacou a importância do acordo alcançado hoje na cúpula do G-20, através do qual será injetado US$ 1,1 trilhão nos organismos multilaterais, o que será
fundamental para restabelecer as linhas de
crédito aos países mais necessitados.
O Brasil deseja fazer a contribuição ao FMI, segundo Mantega, confiando em que sua parcela de representação será ampliada quando for feita a revisão das cotas desse organismo multilateral, em 2011.
Mantega e Lula conversam ao lado do presidente americano, Barack Obama
Foto:
Ricardo Stuckert, Presidência
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.