Notícias

 |  hmin

Blair reúne-se com Bush chocado com imagens de soldados mortos

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, expressou indignação nesta quarta, dia 26, com a televisão árabe que transmitiu imagens do que pareciam ser dois soldados britânicos mortos e dois prisioneiros. Ele está em visita aos Estados Unidos para um conselho de guerra com o aliado George W. Bush.

– A reação do primeiro-ministro, como era de se esperar, foi de horror às mortes e também ao fato de mostrar imagens dos prisioneiros – disse  o porta-voz oficial de Blair sobre a transmissão da rede Al-Jazeera, com sede no Catar.

Segundo a imprensa britânica, os dois corpos devem ser dos soldados desaparecidos durante uma emboscada iraquiana no domingo. O ministro da Defesa em Londres, entretanto, não quis comentar, afirmando apenas que a gravação estava em estudo.

Blair encontrou-se com Bush em Camp David, residência oficial de campo do presidente norte-americano. Durante o jantar que se dividiu entre "conversas sociais" e discussões de temas como Oriente Médio, o mundo pós-Saddam Hussein, e as relações entre as nações árabes e o Ocidente, afirmou o porta-voz.

O primeiro-ministro esteve acompanhado por seu conselheiro de política estrangeira, David Manning, e pelo chefe de equipe Jonathan Powell. Com Bush estavam sua mulher Laura, a conselheira de segurança nacional, Condoleezza Rice, e seu chefe de equipe Andrew Card.

Para tentar minimizar as impressões de que a Grã-Bretanha está desesperada em persuadir os EUA a aceitarem que a Organização das Nações Unidas (ONU) tenha um papel central no Iraque pós-guerra, o porta-voz disse que nenhuma decisão sobre isso seria tomada em Camp David.

– Obviamente é um assunto que vamos discutir, mas não é um encontro de um só tema. E nenhuma decisão será tomada sobre isso – afirmou. Hoje à noite, o assunto foi discutido de maneira bem geral.

Blair viaja para Nova York na noite de quinta para se encontrar com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Ele enfatizou que ainda é "prematuro" começar a discutir o papel da ONU pós-guerra.

– Não espere que uma série de especificidades apareçam– sobre temas pós-conflito, disse Blair a repórteres durante a viagem no avião. As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.