Notícias

 |  hmin

EUA intensificam ataque no norte do Iraque

Três grandes novas explosões atingem Bagdá

Aviões norte-americanos atacaram posições iraquianas no norte do país nesta quarta, dia 26, à medida em que os Estados Unidos aceleram os esforços para criar uma nova frente de combate contra o regime de Saddam Hussein.

Três grandes explosões atingiram o centro de Bagdá depois de um dia de pesados ataques aéreos que tinham como alvo principalmente as proximidades da capital iraquiana. Testemunhas afirmaram que a terra tremeu sob os pés e que as explosões aconteceram logo depois que uma tempestade de areia, que tem atingido a cidade nas últimas 24 horas, começou a acalmar.

Outras cinco grandes explosões levantaram colunas de fumaça nos morros que cercam Chamchamal, uma cidade controlada pelos curdos. A população local, inimiga de Saddam, comemorou cada explosão. Entretanto, um comandante das milícias curdas na região, que fica a 35 quilômetros do importante centro petrolífero de Kirkuk, controlado por Saddam, disse que os norte-americanos ainda precisam agir com mais rigor para eliminar a resistência iraquiana.

Em Kalak, cidade a 40 quilômetros de Mosul, quatro grandes explosões contra as tropas iraquianas entrincheiradas atingiram as montanhas. A crescente presença militar norte-americana na região curda e os bombardeios cada vez mais freqüentes parecem ser parte da tentativa dos Estados Unidos de abrir uma frente de combate, mesmo que limitada, no norte do país.

Essa tentativa corre riscos porque a Turquia, um país vizinho, vetou a presença de 60 mil soldados no seu território, que fariam parte da nova frente. O governo turco permitiu, porém, que os EUA usem seu espaço aéreo para fins bélicos.

Com informações da Agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.