Notícias

 | 17/03/2009 13h24min

Parlamento do Mercosul estuda emitir declaração contra protecionismo

Membros criticam redução do comércio dentro do bloco

Os membros do Parlamento do Mercosul (Parlasul) estudam emitir uma declaração na qual se expresse sua oposição ao protecionismo para conter os efeitos da crise e sua "inquietação" com a redução do comércio dentro do bloco, o que poderia "comprometer sua integração".

A declaração, proposta pelos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Adolfo Rodríguez Saá, da Argentina, também ressalta que "as medidas de restrição ao comércio pactuadas" somente são aceitáveis se forem transitórias, específicas e não prejudicarem o processo de integração.

A iniciativa será votada nesta quarta, dia 18, no segundo dia da 16ª Sessão Plenária do Parlamento.

Além disso, o documento afirma que o Parlasul se compromete a "estimular o comércio dentro do bloco", inclusive com medidas como financiar o comércio exterior com moedas locais.

Fontes do Parlamento informaram que os senadores também pediram que o Mercosul coordene e unifique as posições com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), entre outras entidades internacionais, para enfrentar a crise no Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e principais emergentes).

Os parlamentares também debateram outra proposta do senador Inácio Arruda (PC DO B-CE), que sugere que os ministros da Fazenda dos Estados-membros e dos países em processo de adesão participem de uma sessão especial do Parlamento em abril para pactuar uma estratégia contra a crise financeira.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.