| 10/03/2009 12h21min
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que preside a comissão especial do Senado que discute a crise financeira e a empregabilidade, disse hoje que a queda de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no quarto trimestre de 2008 em relação ao terceiro trimestre aconselha a realização de um "grande esforço" para vencer alguns problemas já identificados.
— É preciso baixar a taxa de juros, agilizar a política anticíclica e acabar com a burocracia, que está impedindo investimentos na infraestrutura, saneamento e habitação que geram empregos — afirmou.
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) apresentou hoje à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do
Senado um requerimento pedindo que o ministro da Fazenda, Guido
Mantega, compareça à comissão para falar da crise econômica e seus efeitos.
Após a divulgação do resultado do PIB pelo IBGE nesta manhã, a equipe econômica preferiu até agora não fazer comentários sobre o desempenho da economia. O ministro Guido Mantega entrou pela garagem do prédio do Ministério da Fazenda, escapando do cerco dos jornalistas que o aguardavam na portaria.
O secretário executivo, Nelson Machado, e do Tesouro Nacional, Arno Augustin, também não quiseram fazer comentários. Em dezembro, Mantega previu um crescimento entre 3% e 3,5% do PIB no quarto trimestre. O resultado oficial, divulgado hoje pelo IBGE, comparativamente a igual trimestre do ano anterior, mostrou o PIB com expansão de 1,3%. Na mesma ocasião, Mantega previu um crescimento do PIB em 2008 entre 5% e 5,5%. O resultado foi de 5,1%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.