Notícias

 | 25/02/2009 15h28min

Áreas de instabilidade causam chuvas sobre praticamente todo o Norte do país nesta quinta

Até sexta ainda há previsão de temporais no Estado de São Paulo

Região Sul
Nesta quinta, dia 26, seguem as chuvas sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com acumulado de mais de 60 mm em boa parte do litoral catarinense, inclusive em Florianópolis, além do leste do Paraná. Na maior parte do Rio Grande do Sul o tempo permanece seco e ensolarado. Ainda faz um pouco de frio pela manhã, com mínima prevista entre 11°C e 14°C na Serra Geral. A temperatura máxima também segue baixa entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com valor que não passa dos 20°C entre o norte de Santa Catarina e o centro e sul do Paraná.

Região Sudeste
Na quinta, dia 26, ainda há previsão de temporais em boa parte de São Paulo, com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no extremo sul do Estado. Esperam-se chuvas mais fracas no oeste, sul e leste de Minas Gerais, interior do Rio de Janeiro e interior do Espírito Santo. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, ensolarado e com temperatura elevada.

Região Centro-Oeste
A partir desta quinta, dia 26, está prevista a entrada de uma massa de ar seco pelo leste de Goiás e pelo Distrito Federal. Este sistema favorece o retorno do tempo seco, ensolarado e quente para as duas áreas. Já em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e no centro e oeste de Goiás as chuvas fortes prosseguem, com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no norte de Mato Grosso. Mesmo com as chuvas, a temperatura entra em elevação.

Região Nordeste
O tempo permanece seco e ensolarado em boa parte da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, interior do Ceará e sul dos Estados do Maranhão e do Piauí. Ainda há previsão de chuvas fortes, porém com acumulados bem mais baixos que os registrados nos dias anteriores sobre o norte do Maranhão e litoral do Ceará.

Região Norte
Áreas de instabilidade causam chuvas sobre praticamente todo o Norte, com exceção do leste de Tocantins e boa parte de Roraima. Há previsão de intensos temporais com acumulado de mais de 100 mm em 24 horas sobre o Pará, extremo norte de Tocantins e Amazonas. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece mais baixa (sensação térmica agradável) em partes do Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia e Acre.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
A frente fria mantém as chuvas sobre boa parte do Paraná, leste e norte de Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul na sexta, dia 27. Há previsão de chuvas fortes, mas os acumulados serão bem mais baixos que os registrados nos dois dias anteriores. A chuva forte com acumulado de 30 mm em 24 horas concentra-se sobre o leste e norte do Paraná. Ainda deve fazer um pouco de frio pela manhã com mínima entre 11°C e 14°C entre Santa Catarina e o Paraná, mas a temperatura máxima finalmente entra em elevação em toda a Região. No sábado, dia 28, há previsão de chuvas com baixo acumulado no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Apenas no extremo nordeste do Paraná deve chover de forma mais intensa, porém isolada. No domingo, temporais com acumulado de até 30 mm em 24 horas retornam ao oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Entre 2 e 6 de março há previsão de chuvas em toda a região, com acumulado de mais de 70 mm no centro e oeste gaúcho.

Região Sudeste
Na sexta, dia 27, ainda há previsão de chuvas fortes em São Paulo, com acumulado de mais de 40 mm em 24 horas no sul do Estado. Já na maior parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo o tempo permanece seco, ensolarado e quente. A partir de sábado o risco de temporais finalmente diminui sobre boa parte do Estado. Apenas no sudoeste paulista ainda há previsão de chuvas fortes, porém mais isoladas. O tempo permanece seco no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. No domingo espera-se tempo seco e ensolarado na maior parte da região, inclusive sobre o Estado de São Paulo. Entre 2 e 6 de março as chuvas retornam para boa parte da região, mas o acumulado será baixo.

Região Centro-Oeste
Uma massa de ar seco avança pelo Centro-Oeste deixando o tempo ensolarado e quente em boa parte de Goiás, do Distrito Federal e do leste de Mato Grosso na sexta-feira. Nas demais áreas, ainda há previsão de chuvas com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no sudoeste e norte de Mato Grosso. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada. No sábado, as chuvas bem mais fracas atingem Mato Grosso do Sul e o centro e leste de Mato Grosso. No domingo há previsão de chuvas fracas no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e no centro, oeste norte de Mato Grosso. Entre 2 e 6 de março, as chuvas retornam ao Centro-Oeste, mas esperam-se precipitações com baixo acumulado.

Região Nordeste
Nesta sexta-feira persiste uma condição de tempo seco, ensolarado e quente em boa parte do Nordeste. Esperam-se chuvas com baixo acumulado apenas no litoral e zona da mata da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Também deve chover em parte do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Há previsão de chuvas fortes e isoladas no litoral do Ceará e no centro e norte do Maranhão. A partir do sábado, as áreas de instabilidade voltam a provocar grandes temporais com potencial para inundações e deslizamentos no litoral e zona da mata de Pernambuco e da Paraíba, no litoral e agreste do Rio Grande do Norte, no centro e norte do Ceará e no centro e norte do Maranhão. Algumas localidades poderão receber quase 100 mm em 24 horas. No domingo, os temporais se espalham pelo norte do Nordeste e atingem boa parte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Entre 2 e 6 de março, os temporais prosseguem sobre o norte do Nordeste, com acumulado podendo chegar a 150 mm no litoral cearense. 

Região Norte
As chuvas prosseguem sobre boa parte da região nesta sexta-feira. Apenas no norte de Roraima e em boa parte de Tocantins o tempo permanece seco, ensolarado e quente. Há previsão de intensos temporais com acumulado de quase 100 mm em 24 horas sobre boa parte do Pará, interior do Amapá e no sudoeste e sudeste do Amazonas. Por conta da grande quantidade de nuvens a temperatura máxima permanece mais baixa e gera uma sensação agradável no centro e oeste do Acre e sudoeste do Amazonas. Entre os dias 2 e 6 de março, as chuvas atingem toda a região, porém o acumulado será baixo, de uma forma geral.

CENTRAL DE METEOROLOGIA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.