Notícias

 | 20/02/2009 13h03min

Avicultura reduz alojamento em 15% e ajusta produção ao consumo

Setor se aproxima da meta traçada no começo da crise internacional

Os intensos esforços da União Brasileira de Avicultura (UBA) e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF) estão muito próximos de atingir o objetivo de ajuste traçado no início da crise.

Segundo levantamento finalizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Pinto de Corte (APINCO), o alojamento de pintos no mês de janeiro foi de
417,7 milhões de cabeças, ou 15% a menos que o total registrado no mês de outubro - quando foram sentidos os primeiros sinais da crise no agronegócio nacional. Naquele período, o alojamento registrado ficou em 496 milhões de pintos.

O dado é uma vitória para a avicultura brasileira, segundo o presidente da
UBA, Ariel Antônio Mendes.

– Desde outubro temos emitido circulares, convocamos avozeiros, agroindustriais e membros dos vários segmentos da cadeia para reduzir a produção, além de promover de âmbito local e nacional. Os frutos que estamos colhendo mostram que tudo isso valeu a pena – ressalta Mendes.

Há que se ressaltar também a união do setor diante da crise, explica Mendes.

– Nosso modelo de produção tem um giro muito rápido, o que nos permite ajustar com facilidade às condições do mercado. Mas esta facilidade seria anulada se não houvesse uma união de todos os membros da cadeia. Este saldo mostra o quanto estamos unidos e preparados para as tempestades econômicas – aponta o presidente da UBA.

Ao mesmo tempo em que o setor ajusta a produção, o consumo interno brasileiro apresentou fortes altas.

– Nós já temos um alto consumo interno. Em 2008, atingimos um índice de 38,78 quilos per capita no ano, frente 37,22 de 2007. Somos a carne mais consumida e a fonte de proteína animal mais acessível do mercado brasileiro. Em 2008 mantivemos uma média de 615 mil toneladas mensais no último trimestre, ou 18% a mais que as 584 mil toneladas de média de outubro, novembro e dezembro do ano anterior. Com um mercado interno sólido e com as efetivas ações promovidas pela ABEF, que nos transformaram em líderes absolutos no mercado internacional, a tendência é que continuemos cada vez mais fortes – elucida Mendes.
 

AGÊNCIA SAFRAS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.