Notícias

 | 13/02/2009 15h46min

Consultoria projeta desemprego de 2009 maior do que o previsto pelo IBGE

Analistas da Tendências acreditam que taxa pode chegar a 9,3%

A taxa de desemprego no Brasil, que vinha em trajetória de queda, deve voltar a subir em 2009. A avaliação é da Tendências Consultoria, que também prevê redução na oferta de crédito no país. Segundo os analistas, a desaceleração da atividade econômica que começou em outubro do ano passado já influencia o mercado de trabalho neste início de 2009, e as previsões para o segundo semestre são ainda mais pessimistas.

A pesquisa mensal do IBGE mostrou que a taxa de desemprego em dezembro ficou em 6,8%, o nível mais baixo desde março de 2002. De acordo com dados da Tendências Consultoria, que usa outra metodologia de pesquisa, houve aumento na taxa de desemprego pelo segundo mês seguido. Em outubro, a taxa era de 7,6%; em novembro o indicador apresentou alta de 0,2 pontos percentuais, atingindo 7,8%. Em dezembro, alta de novo: o desemprego chegou a 8%.

Com as demissões que vêm sendo anunciadas diariamente, os dados desanimam. Para 2009 as previsões da consultoria apontam taxa de desemprego de 9,3%. Com relação à ocupação, após dois anos de forte crescimento (2007 – 3%, 2008 – 3,8%), a previsão para este ano é de leve alta: 0,6%.

O aumento do salário mínimo, por sua vez, favorece as projeções positivas para o rendimento médio real. A consultoria acredita em crescimento de 1,8% em 2009. Este resultado, somado ao aumento de 0,6% do número de ocupados, resulta em alta de 2,4% da massa salarial, valor muito abaixo do registrado no ano passado (7,3%) e em 2007 (6,3%).

A piora do mercado de trabalho também deve influenciar negativamente o cenário de crédito. Além da ameaça do desemprego desencorajar os consumidores, o menor crescimento de empregos formais dificulta o acesso aos financiamentos.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.