| 13/02/2009 15h31min
Apesar dos efeitos da estiagem no Paraná, a queda na produção brasileira de soja não deve ser tão intensa. É o que revela o novo levantamento de safra da consultoria AgraFNP. O mesmo relatório, no entanto, aponta redução significativa na safra de algodão.
No caso da soja, a seca no Paraná reduziu em mais de 1 milhão de toneladas a produção no Estado, mas a melhor produtividade em Mato Grosso e no Rio Grande do Sul acabou minimizando as perdas. A produção brasileira de soja deve atingir 57,7 milhões de toneladas, um pouco abaixo do levantamento anterior (57,85 milhões). O esmagamento do grão foi mantido em pouco mais de 34,75 milhões de toneladas nesta safra, e as exportações foram revisadas para cima em 500 mil toneladas frente ao relatório anterior, atingindo 25,5 milhões, principalmente por causa da queda na safra argentina.
Segundo o relatório, a queda mais intensa deve ocorrer na produção de algodão. Isso porque deve haver um recuo de 7% na demanda doméstica por produtos têxteis e aumento das importações neste setor, o que desestimula os produtores brasileiros. A safra de algodão em pluma em 2008/2009 pode chegar a pouco mais de 1,2 milhão de toneladas. A estimativa anterior era de 1,389 milhão.
Já a produção de milho foi mantida pela AgraFNP em quase 48,5 milhões de toneladas, mesmo volume apontado no relatório anterior, divulgado em janeiro.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.