| 05/02/2009 10h39min
Os empréstimos em dólar para empresas brasileiras com dívidas no exterior serão operados por bancos brasileiros. A circular que regulamenta as operações de financiamento foi publicada às 22h20min de ontem pelo Banco Central (BC).
A medida prevê que o BC vai repassar recursos das reservas internacionais para as instituições financeiras, que por sua vez emprestarão o dinheiro a empresas brasileiras que tenham empréstimos externos.
Em dezembro de 2008, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou essa medida para evitar que os empréstimos não renovados, por falta de cobertura, pressionassem, o mercado de crédito brasileiro. A escassez de crédito é um reflexo da crise financeira internacional.
De acordo com a circular, o empréstimo para cada empresa fica limitado ao valor das parcelas das operações externas com vencimento entre 1º de outubro de 2008 e 31 de dezembro de 2009. O custo do empréstimo será a taxa Libor acrescida de percentual
a ser divulgado pelo BC. A garantia
da operação serão as operações de crédito ofertadas às empresas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.