| 01/02/2009 11h53min
Um levantamento feito junto aos senadores aponta o favoritismo de José Sarney (PMDB-AP) na corrida pela presidência do Senado. Dos 81 senadores, 60 responderam à enquete feita durante a semana pelo Grupo Estado: 34 declararam voto no ex-presidente da República, 24 apoiaram o petista Tião Viana (AC) e o senador Pedro Simon (PMDB-RS) se disse indeciso. Outros 21 parlamentares não responderam.
A eleição para escolher o substituto de Garibaldi Alves (PMDB-RN) está marcada para segunda, às 10h. A candidatura Viana cresceu nos últimos dias, quando o PSDB apoiou o petista. Na prática, a adesão de partidos a um ou outro candidato não significa o voto de toda a bancada. Composto por 13 senadores, o PSDB deverá ter pelo menos quatro dissidentes que pretendem votar em Sarney. Já os 14 senadores do DEM aderiram integralmente a Sarney.
Como o voto é secreto, dissidências são esperadas em todos os partidos. No PMDB, por exemplo, a expectativa é de pelo menos quatro traições, entre elas a já declarada do senador Jarbas Vasconcelos (PE). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência EstadoGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.