Notícias

 | 01/02/2009 00h03min

Helicópteros do Brasil chegam à Colômbia para recolher reféns das Farc

Libertação será feita em três etapas, entre domingo e quarta-feira

Os dois helicópteros brasileiros que recolherão domingo os três policiais e um militar a serem libertados pela guerrilha das Farc, chegaram na noite deste sábado à cidade colombiana de Florencia (sul do país). Os aparelhos pousaram às 19h locais (22h de Brasília) procedentes da cidade brasileira de São Gabriel da Cachoeira, disse Ricardo Montenegro, assessor da senadora colombiana Piedad Córdoba, designada pelas Farc para receber os reféns. As informações são do site G1.

Segundo Montenegro, os helicópteros partirão pela manhã em busca dos reféns em algum lugar das selvas do departamento de Caquetá, do qual Florencia (580 km a sudeste de Bogotá), é capital.

O ministro da Defesa colombiano Juan Manuel Santos suspendeu as ações militares durante 36 horas nas zonas relacionadas para facilitar o processo.

Inicialmente as operações serão paralisadas em "área bastante extensa do departamento de Caquetá", onde serão entregues domingo três policiais e um militar, disse Santos, depois de se encontrar com Christophe Beney, chefe da delegação, na Colômbia, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que coordena a missão.

— Temos as garantias de segurança e isso é muito importante — disse neste sábado o porta-voz do CICV em Bogotá, Yves Heller.

O cronograma prevê a entrega dos políticos Alan Jara, segunda-feira, e de Sigifredo López, na quarta.

Os quatro membros das forças armadas a serem liberados domingo serão levados à cidade de Villavicencio (90 km a sudeste de Bogotá), por uma comissão humanitária chefiada pela senadora colombiana Piedad Córdoba.

Na segunda-feira, a comissão deixará Villavicencio para receber Jara, ex-governador do departamento de Meta sequestrado em 2001, e em seguida irá a Cali (500 km a sudoeste de Bogotá) para a entrega de López, um ex-deputado provincial refém desde 2002.

López é o único sobrevivente de um grupo de 12 deputados sequestrados por um comando das Farc na sede da Assembleia departamental de Valle del Cauca. Seus companheiros morreram em cativeiro em um confuso episódio em 2007.

Em Villavicencio, capital de Meta, as autoridades locais reforçam a segurança em torno do aeroporto Vanguardia e os policiais eram visíveis nas ruas.

A cidade vive um ambiente festivo e dezenas de cartazes foram colocados nas ruas principais dando as boas-vindas a Jara.

No domingo será realizada missa campal e passeata em direção ao aeroporto, para se aguardar sua chegada. Depois destas libertações, a principal guerrilha colombiana (formada por 7 mil combatentes, segundo o governo) manterá ainda em seu poder 22 militares e policiais.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.