| 28/01/2009 19h00min
A indústria de bens de capital registrou, de novembro para dezembro, a maior queda no número de empregados dos últimos 10 anos. Somente em um mês, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pela Associação Brasileira da Indústria de Bens de Capital (Abimaq), 5,1 mil trabalhadores do setor foram dispensados.
O número representa 2,1% dos quase 247 mil empregados que as indústrias de máquinas tinham em novembro. Um corte como este não era feito desde dezembro de 1998. Ainda de acordo com a Abimaq, nos últimos dois meses do ano, a quantidade de demitidos chegou a 7,4 mil.
Na avaliação do diretor da Abimaq, a falta de crédito está no centro das dificuldades enfrentadas pelas empresas.
— Sem capital de giro, a empresa não tem como produzir e não tem como pagar o funcionário — disse Carlos Pastoriza, afirmando que a escassez de crédito causada pela crise é uma das maiores causas das demissões.
Pastoriza disse também que a tendência
de dispensas ainda pode durar algum tempo.
Segundo ele, boa parte das indústrias de bens de capital ainda tem encomendas a entregar nos próximos meses e, por isso, precisa dos funcionários. Porém, se novas encomendas não forem feitas, mais demissões serão inevitáveis.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.