Notícias

 | 27/01/2009 16h57min

Fórum Social Mundial: índios fazem manifestação em defesa da Amazônia

Cerca de 1,5 mil participantes formaram a frase "Salvem a Amazônia"

Milhares de pessoas lançaram um grito de socorro em nome da Amazônia, na primeira das diversas atividades do Fórum Social Mundial, que começa nesta terça-feira em Belém. Recebidos por uma multidão, cerca de 1,5 mil índios e ativistas de grupos ambientalistas que participam do encontro contra a globalização se reuniram no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) para formar a frase "Salvem a Amazônia".

Índios do Brasil, Bolívia e Peru se juntaram no ato com ativistas da América Latina e Europa, a maioria dos participantes do Fórum Social Mundial.

A índia aimara boliviana Viviana Lima, que viajou de La Paz a Belém para o encontro, disse à Agência Efe que o ato era também "uma homenagem à Pachamama", como os índios do Planalto chamam a "Mãe Terra".

— Viemos ao fórum para que todos possam escutar a voz dos povos indígenas, que não querem ver suas terras e suas águas transformadas em mercadorias — apontou.

O ato, fotografado de dois helicópteros que sobrevoavam o campus da UFRA, foi organizado por líderes indígenas e grupos ambientalistas americanos e europeus, como a Amazon Watch, Amazon Alliance, Rainforest Action Network e o SpectralQ.

Segundo a Amazon Watch, a intenção foi "chamar a atenção sobre o aumento do problema ecológico e social das selvas amazônicas".

Desmatamento

Em comunicado, a ONG afirmou que a Amazônia está "sob uma ameaça grave pela expansão industrial, agrícola e urbana, e se aproxima rapidamente de um ponto crucial".

"Quase um quinto da floresta amazônica foi desflorestada nas últimas quatro décadas, e a cada ano, entre 11 mil e 27 mil quilômetros quadrados de florestas são destruídos", disse a Amazon Watch.

Além disso, a ONG indicou que "se os planos de desenvolvimento para a Amazônia continuarem sem controle, esta região primordial para a estabilidade climática, estará à beira de uma permanente ruína ecológica em um período de 10 a 20 anos, o que vai acelerar o processo de reaquecimento global".

O Fórum Social Mundial, que começará formalmente hoje com uma grande manifestação pela paz e a Justiça social, terá este ano um forte conteúdo ambiental.

EFE
Lou Dematteis, EFE  / 

Ato, fotografado de dois helicópteros que sobrevoavam o campus da UFRA, foi organizado por líderes indígenas e grupos ambientalistas americanos e europeus
Foto:  Lou Dematteis, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

27/01/2009 08h09min
Caminhada abre Fórum Social Mundial em Belém
26/01/2009 14h07min
Fórum Social lança candidatura do SUS a patrimônio imaterial da humanidade
26/01/2009 12h
Crise financeira promete dominar os debates do Fórum Social Mundial
26/01/2009 07h46min
Índios chegam a Belém para participar do Fórum Social Mundial
23/01/2009 16h06min
Lula, Morales, Chávez, Correa e Lugo participarão do 9º Fórum Social Mundial
23/01/2009 15h45min
Gaúchos enfrentam quatro dias de viagem para ir ao Fórum Social Mundial
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.