Notícias

 | 23/01/2009 17h43min

Chávez elogia decisão de Obama de fechar Guantánamo

Presidente venezuelano se mostrou cético em declarações anteriores sobre as mudanças nas relações internacionais com a chegada do novo presidente americano

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, elogiou a decisão do novo governante americano, Barack Obama, de eliminar a prisão de Guantánamo e de proibir a tortura.

— Fico feliz e o mundo fica feliz que este jovem presidente tenha chegado e com que a primeira coisa que tenha feito é assinar decretos para acabar com uma série de medidas de terror — disse o presidente da Venezuela em um ato político realizado em Caracas.

Chávez se mostrou cético em declarações anteriores sobre as mudanças que poderia haver nas relações internacionais com a chegada de Obama, mas nesta sexta-feira expressou que "vale a pena dar um tempo" para ver as medidas adotadas pelo novo presidente dos Estados Unidos.

O líder venezuelano sugeriu que essa mudança de posição tenha sido causada por uma carta que recebeu do líder cubano Fidel Castro, que falou palavras positivas sobre Obama:

— As reflexões de Fidel são muito sábias, diz que Obama é um homem com boas intenções.

— Não podemos dizer que tudo o que venha do governo dos EUA é ruim, porque isso seria irracional — disse Chávez, para ratificar a nova disposição perante Washington.

— Bem-vindo o novo governo. Estamos com os braços abertos e cheios de esperanças de que o mundo entre pelo caminho da razão e da paz — acrescentou.

Chávez também fez referência à retirada israelense de Gaza e a relacionou com a chegada de Obama à Casa Branca:

— Acho que a retirada de Israel de Gaza tem a ver com isso, porque se não tivesse se retirado, Obama teria feito algo.

Ele acrescentou que a invasão de Gaza foi "ordenada por Bush", da mesma forma que "a invasão da Ossétia do Sul para gerar um conflito com a Rússia, como ordenou o golpe de Estado aqui, como ordenou a invasão do Iraque e os bombardeios e assassinatos no Afeganistão".

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.