Notícias

 | 23/01/2009 13h30min

EUA autorizam pesquisa de células-tronco com humanos

Companhia vai testar uso do material no tratamento de pacientes paraplégicos

Uma companhia de biotecnologia norte-americana disse que planeja começar neste semestre o primeiro estudo do mundo de um tratamento baseado em células-tronco embrionárias - um projeto aguardado há muito tempo que visa o tratamento de lesões da medula espinhal.

A companhia conseguiu nesta semana permissão da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora da área de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, para injetar de oito a dez pacientes com células-tronco derivadas de células embrionárias, disse Thomas Okarma, presidente da Geron Corp., da Califórnia.

Os pacientes serão paraplégicos, que podem usar os braços mas não podem andar. Eles receberão uma única injeção duas semanas após seus ferimentos. O estudo planeja testar a segurança do procedimento, mas médicos também procurarão por melhorias como a volta da sensibilidade ou movimento nas pernas, disse Okarma.

As células-tronco embrionárias podem se desenvolver em qualquer célula do corpo e cientistas esperam há muito tempo poder criar tecidos substitutivos para tratar uma variedade de tecidos. No entanto, a pesquisa é controversa porque os embriões são destruídos para a obtenção das células.

O novo presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu relaxar as restrições da administração Bush sobre o financiamento federal para esse tipo de pesquisa. No entanto, a posse de Obama nada teve a ver com essa aprovação da FDA para a pesquisa, disse Okarma.

A companhia disse que o projeto envolve células-tronco que eram compatíveis com financiamentos federais durante a administração Bush, embora nenhum dinheiro do governo esteja envolvido na pesquisa. No estudo da Geron, as injeções serão dadas na medula, no exato local do ferimento.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.