Notícias

 | 20/01/2009 14h05min

Em seu primeiro discurso, Obama diz que o mundo mudou e os EUA precisam mudar também

Juramento ocorreu no Capitólio

Atualizada às 21h44min

Em uma terça-feira histórica, Barack Hussein Obama tornou-se hoje o 44º presidente dos Estados Unidos, após jurar sobre a Bíblia e diante de mais de dois milhões de espectadores reunidos em frente ao Capitólio, em Washington.

Obama discursa no Capitólio

No discurso de posse, Obama pediu aos americanos o início de "uma nova era de responsabilidade" em suas vidas e um novo papel para o país no mundo, baseado na cooperação e no diálogo. Ele também anunciou "o fim da era das queixas mesquinhas" e "das falsas promessas" na política americana. 

— O mundo mudou, e precisamos mudar com ele — disse o presidente. Para Obama, o povo americano optou "pela esperança em lugar do medo, pela unidade frente ao conflito e a discórdia".

Crise e terrorismo

Durante o discurso, o novo presidente prometeu uma ação firme para lidar com o que ele chamou de crise causada por duas guerras e de uma economia enfraquecida.

— Hoje, eu digo a vocês que os desafios que enfrentamos são reais, eles são sérios e são muitos — disse.

— Eles não serão resolvidos facilmente ou em pouco tempo. Mas saiba disso, América, eles serão resolvidos.

Obama também mandou um duro recado aos terroristas:

— Dizemos a vocês agora que o nosso espírito é forte e não pode ser quebrado. Vocês não podem nos derrubar e nós vamos derrotá-los.

Após a cerimônia, que terminou com a interpretação do hino nacional, Obama e a família participam de um almoço com os congressistas no Capitólio, no qual o menu se inspirou nos gostos de Lincoln à base de sopa de frutos do mar, faisão e bolo de maçã.

Depois, às 14h30min (17h30min de Brasília), Obama irá de limusine à Casa Branca em um desfile no qual participarão mais de 90 bandas de música, carros e grupos comunitários. Tradicionalmente, o presidente percorre o último lance e entra a pé na Casa Branca, que se transformará em sua residência oficial durante os próximos quatro anos.

Juramento

Obama faz seu juramento


— Juro solenemente que desempenharei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e que irei, com toda minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos da América — disse Obama, ao tomar posse.

Esta é a primeira vez que um negro assume o cargo mais importante dos Estados Unidos. No juramento, ele colocou a mão na mesma bíblia usada quando Abraham Lincoln prestou seu juramento, em 1861

Vice-presidente

O democrata Joe Biden tomou posse como vice-presidente dos Estados Unidos nas escadarias do Capitólio por volta das 15h (meio-dia em Washington), antes de Obama. Jill, a mulher de Biden, segurou a bíblia sobre a qual o novo vice-presidente posou sua mão esquerda e, com a mão direita levantada, jurou o cargo ante o juiz da Suprema Corte John Paul Stevens.

Prece e canto

Antes das posses de Biden e Obama, o reverendo Rick Warren fez uma oração. Ela reforçou o fato de Obama ser o primeiro negro a assumir a presidência dos Estados Unidos.

Pastor Rick Warren fez uma prece


A prece foi encerrada com a oração do Pai Nosso. Em seguida, houve a apresentação da cantora Aretha Franklin.

Chegada de Obama

Barack Obama foi apresentado como o presidente eleito dos Estados Unidos por volta das 14h45min (11h45min em Washington) no lado oeste do Capitólio. Ele foi ovacionado pela multidão que está em Washington. O vice Joe Biden também foi muito aplaudido. Obama acenou para as pessoas e cumprimentou algumas.
 

Obama é ovacionado no Capitólio



Jimmy Carter, George H. Bush, Bill Clinton, ex-presidentes dos Estados Unidos, participam da cerimônia. Hillary Clinton, que será a nova secretária de Estado no governo Obama, também está presente, assim como outros membros da equipe de Obama.

Procissão rumo ao Capitólio


Obama e Bush rumo ao Capitólio

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e o atual presidente, George W. Bush, chegaram ao Capitólio por volta das 14h (11h em Washington).

Obama demorou aproximadamente 10 minutos para fazer o trajeto entre o Capitólio e a Casa Branca. Sua mulher, Michelle, saiu antes em um carro separado, junto com a primeira-dama, Laura Bush..

Confira tudo o que ocorreu pela manhã

ZEROHORA.COM, COM AGÊNCIAS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.