Notícias

 | 20/01/2009 12h20min

Fiat e Chrysler preparam aliança estratégica

Grupo italiano ficaria com 35% da montadora norte-americana

Atualizada às 12h20min

A italiana Fiat, a norte-americana Chrysler e o fundo Cerberus, proprietário majoritário desta última, assinaram hoje (20) um acordo preliminar para uma aliança estratégica global entre as duas montadoras de automóveis. O pacto, confirmado pela Fiat, consistiria em uma troca de tecnologia e redes de distribuição que poderia incluir sua entrada no capital de Chrysler.

A firma de Detroit, afundada em uma profunda crise, receberia da italiana autopeças de veículos pequenos e a experiência alcançada durante a execução de seu próprio plano de reestruturação.  Em troca, a Fiat ficaria com 35% da empresa norte-americana e a possibilidade de distribuir no mercado dos EUA alguns de seus modelos e marcas.

O pacto não inclui investimentos nem compromisso algum de Fiat de proporcionar fundos à Chrysler no futuro. A firma americana recebeu nos últimos meses US$ 5,5 bilhões para enfrentar uma crise que a deixou à beira da falência.

Com o acordo, cujos detalhes serão negociados nos próximos meses, a Chrysler quer orientar sua estratégia de produção para veículos pequenos, com um consumo eficiente de combustível e respeito ao meio ambiente.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.