Notícias

 | 15/01/2009 19h26min

Lula se reunirá com centrais sindicais na segunda-feira para discutir demissões

Presidente afirmou que a crise econômica tem afetado mais o crédito do que o emprego

O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira que reunirá "todas as centrais sindicais do país" na próxima segunda para discutir o que o governo poderá fazer para evitar as demissões decorrentes da crise financeira mundial.

— Já pedi ao Ministério do Trabalho um relatório e vou pedir às centrais que apresentem para mim um relato completo de tudo o que está acontecendo sobre o risco de demissões. Só assim vamos ver o que podemos fazer — disse Lula.

O presidente afirmou, em entrevista coletiva à imprensa, que a crise econômica tem afetado mais o crédito do que o emprego. Ele disse que o desemprego de dezembro foi "menos pior" do que se esperava, pois 2008 teria fechado com cerca de 1,5 milhão de empregos novos.

— Geralmente no final do ano temos em torno de 300 mil desempregados (número médio de demissões em dezembro). Vamos fechar as contas ainda, mas deve ficar em torno de 600 mil. Acreditamos que logo depois da posse do presidente Obama a situação vai melhorar.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, divulgará na segunda-feira o resultado de dezembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que registra toda a movimentação do mercado de trabalho formal, com carteira assinada. Sobre a dificuldade de crédito, Lula afirmou que o volume necessário para os investimentos programados já está garantido, "inclusive os da Petrobras":

— O momento de crise não pode ser de precipitação, nem do governo e nem dos empresários. Estamos confiando no bom senso e na capacidade do governo norte-americano e da União Europeia em tentar acabar com a crise o mais rápido possível para que ela não se espalhe ainda mais para o resto do mundo.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.