Notícias

 |  hmin

Pentágono afirma que ataque pretendia remover Saddam

O Pentágono afirmou que os ataques feitos pelos Estados Unidos contra o Iraque pretendiam remover o líder iraquiano Saddam Hussein do país antes que o Iraque ralizasse o primeiro ataque.

Autoridades afirmaram que a decisão foi tomada depois de uma reunião de quase quatro horas no salão Oval do Pentágono, em que um diretor da CIA, George Tenet, e oficiais do Pentágono, afirmaram ao presidente norte-americano Bush que eles poderiam perder a oportunidade se não agissem rapidamente. Bush deu a eles carta branca para iniciar os ataques.

No entanto, eles ainda avaliam se a missão foi totalmente bem sucedida. Oficias do Pentágono afirmaram que é muito difícil atingir com sucesso uma única pessoa durante o bombardeio, referindo-se ao líder iraquiano Saddam Hussein.

Mais de 40 mísseis tele-guiados Tomahawk foram lançados dos navios de guerra dos Estados Unidos no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico. Durante a madrugada, sirenes foram ouvidas em Bagdá, cerca de uma hora e meia depois do fim do prazo dado por Bush para que Saddam optasse pelo exílio ou encarasse um ataque dos EUA.

Após o início dos bombardeios, Bush fez um pronunciamento em rede de televisão, quando afirmou que a guerra visa a libertar os povos e livrar o mundo de um perigo grave. Segundo ele, os primeiros ataques tinham como alvo pontos de importância militar em Bagdá.

Com informações da CNN.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.