Notícias

 | 13/01/2009 11h52min

Embaixador dos EUA considera União Europeia possível destino de presos de Guantánamo

Nova administração levará um "bom número de meses par fechar essa prisão"

O embaixador dos Estados Unidos na Espanha, Eduardo Aguirre, considera a União Europeia (UE) um possível destino dos presos de Guantánamo, em Cuba, se o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, decidir fechar o centro. Em entrevista, o embaixador americano, que chegou à Espanha em junho de 2005 e deixará o cargo na próxima semana, com a posse da nova administração, disse que levará um "bom número de meses para fechar essa prisão e passar estes presos sob diferentes custódias".

Aguirre disse não saber qual país é "melhor ou pior" para receber estes presos, mas considerou que a "União Europeia, incluindo a Espanha, deveria ser um dos possíveis lugares aonde irão". No entanto, o embaixador americano especificou que não manteve "conversas com o governo espanhol para nenhuma transferência de presos de Guantánamo".

Aguirre esclareceu que, embora que não se sinta qualificado para falar sobre o que fará a próxima administração, como observador, disse que tanto o presidente George W. Bush quanto Obama falaram de "um fim eventual" da prisão de Guantánamo. Neste sentido, afirmou que não estranharia que o presidente eleito desse instruções de começar a preparar uma saída para a prisão de Guantánamo.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.