| 09/01/2009 19h18min
Os poucos minutos de intenso vento, que atingiu cerca de 100 Km/h no final da tarde de quinta-feira, foram o suficiente para transformar a RS-804, que dá acesso a Silveira Martins, na Região Central, em um caminho de destroços.
Dezenas de postes vieram ao chão um ao lado do outro, como em um grande jogo de dominó. O fluxo de veículos na estrada foi interrompido e as famílias que moram as margens da estrada ficaram sem energia elétrica.
Na manhã desta sexta-feira, ainda era possível encontrar algumas das pedras de gelo que caíram durante o temporal. Muitas famílias perderam, em alguns minutos, o trabalho de um ano todo.
Postes caídos dificultavam a passagem de veículos. Mesmo assim, alguns motoristas arriscavam manobras para poupar o caminho até a chegada para Silveira Martins.
Alguns, como o aposentado Fernande João Noal, 75 anos, preferiu não arriscar. Optou pela bicicleta.
Equipes da AES Sul trabalham
nesta sexta-feira para restituir a energia nas casas
atingidas pelo temporal, que causou maiores estragos na região de acesso a Silveira Martins. Na cidade de Silveira, a falta de luz foi apenas por algumas horas da noite de quinta-feira.
O sistema de telefonia e de Internet também chegou a ficar prejudicado por algumas horas, mas foi normalizado ainda na noite de quinta.
Santa Maria
Às margens da RSC-287, em Santa Maria, os estragos do temporal ainda podiam ser visualizados na manhã desta sexta. A Defesa Civil de Santa Maria, que também prestou atendimento às famílias atingidas na estrada de acesso a Silveira, atendeu 255 residências destelhadas pelos ventos.
Até a tarde de hoje, 2,4 mil metros quadrados de lonas foram distribuídos. Segundo o chefe da Defesa Civil, Cladmir do Nascimento, algumas famílias que foram atingidas pelo temporal ainda estão sendo cadastradas.
Além da Defesa Civil, as famílias atingidas também podem
procurar auxílio junto ao Corpo de Bombeiros.
Ajuda
Bombeiros — 193
Defesa Civil — (55) 9961-5733, com Cladmir do Nascimento
Confira a reportagem completa no Diário de Santa Maria deste final de semana.
Aposentado Fernande João Noal, 75 anos, preferiu não arriscar e usou a bicicleta para na RS-804
Foto:
Charles Guerra
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.