Notícias

 |  hmin

EUA elevam nível de alerta para atentados terroristas

Medida foi tomada logo após pronunciamento de Bush dando ultimato a Saddam

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos elevou para laranja o nível de alerta para terrorismo. O nível laranja (ou alto risco) é o segundo maior no sistema de classificação por cores adotado após os ataques de 11 de setembro de 2001.

O secretário de Segurança Interna, Tom Ridge, anunciou a elevação logo após o pronunciamento feito pelo presidente George W. Bush, dando a Saddam Hussein um ultimato para se exilar ou enfrentar a guerra. Conforme ele, a inteligência americana acredita que os terroristas irão realizar ataques múltiplos contra os Estados Unidos, no caso de uma campanha militar contra Saddam Hussein.

O governo dos Estados Unidos havia baixado o nível de alerta de laranja para amarelo no dia 27 de fevereiro, mesmo considerando na época elevados riscos de ataques. O alerta laranja tinha sido decretado no dia 7 de fevereiro, depois que relatórios do serviço de inteligência detectaram uma alta possibilidade de ações terroristas. O último aumento no nível de ameaça com base no código de cores, de amarelo para laranja, foi em 10 de setembro de 2002, logo antes do aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center e o Pentágono, mas o nível foi rebaixado duas semanas mais tarde.

Com informações da Agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.