Notícias

 | 30/12/2008 13h53min

Temporais são previstos para Mato Grosso do Sul e parte de Mato Grosso

Mesmo com as chuvas, o tempo permanece abafado

Região Sul
A frente fria mantém as chuvas sobre o nordeste do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e boa parte do Paraná. As chuvas são generalizadas, porém com baixo acumulado (10 mm) sobre o centro e leste de Santa Catarina e Paraná. Na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco. Faz frio pela manhã, com mínima entre 11°C e 14°C no sul do Rio Grande do Sul e Serra de Santa Catarina. A temperatura máxima entra em elevação em toda a Região.

Região Sudeste
As áreas de instabilidade ganham força nesta quarta-feira e provocam intensos temporais sobre boa parte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, centro, leste e sul de Minas Gerais e boa parte do interior do Estado de São Paulo. A pior situação será registrada na zona da mata de Minas Gerais, com acumulados de quase 100 mm em 24 horas. Em Viçosa, o acumulado poderá chegar a 95 mm (35% da média do mês de dezembro), sendo que os temporais ocorrem inclusive durante o Réveillon. O risco de chuvas é menor no litoral de São Paulo e norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. A temperatura máxima entra em declínio no oeste e sul de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
A massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva sobre o Distrito Federal e boa parte de Goiás e leste de Mato Grosso. Por outro lado, a frente fria provoca temporais sobre Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. O acumulado chega a quase 40 mm em 24 horas no centro de Mato Grosso do Sul. Mesmo com as chuvas, o tempo permanece abafado.

Região Nordeste
Um sistema conhecido por Vórtice Ciclônico de Altos Níveis inibe a formação de nuvens carregadas sobre grande parte do Nordeste. Apenas no sul do Maranhão e do Piauí, há previsão de chuvas isoladas e com baixo acumulado. O calor segue intenso com máxima de mais de 35°C em grande parte da Região.

Região Norte
Áreas de instabilidade conhecidas por Alta da Bolívia causam temporais sobre o Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre. O acumulado passa de 100 mm em 24 horas entre o Amazonas, Acre e Roraima. Em Tocantins, leste do Pará e Amapá, a presença de uma massa de ar mais seco inibe a formação de nuvens carregadas. Faz calor em grande parte da Região, com exceção de partes de Roraima, Amazonas e Acre.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
Na sexta-feira, as chuvas ganham ainda mais intensidade e o acumulado chega a quase 100 mm sobre o norte do Paraná. Entre 3 e 7 de janeiro, há previsão de chuvas bem mais fracas sobre a Região Sul, inclusive há previsão de chuvas sobre o Rio Grande do Sul.

Região Sudeste
Na sexta-feira, esperam-se grandes temporais sobre todo o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, interior do Espírito Santo e leste, centro e sul de Minas Gerais. Várias localidades receberão quase 100 mm em 24 horas. Entre 03 e 07 de janeiro, esperam-se chuvas em todo o Sudeste. O acumulado será elevado no sul de São Paulo, Espírito Santo e norte de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
Na sexta-feira, a frente fria se reorganiza e provoca grandes temporais sobre o Mato Grosso do Sul e sul dos Estados de Mato Grosso e de Goiás. O acumulado chega a quase 100 mm no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Entre 03 e 07 de janeiro, há previsão de chuvas em todo o Centro-Oeste, entretanto, os temporais concentram-se sobre o norte de Goiás, Distrito Federal e leste, centro e norte de Mato Grosso.

Região Nordeste
A partir da sexta-feira, o Vórtice começa a perder força. As chuvas atingem o sul, oeste e norte da Bahia, oeste de Pernambuco, Piauí e Maranhão. Entre 03 e 07 de janeiro, o Vórtice dissipa completamente e uma nova frente fria causa chuvas fortes e generalizadas sobre a Bahia, oeste de Pernambuco, Piauí e centro e sul do Maranhão.

Região Norte
Até o dia 7 de dezembro, a massa de ar seco dissipa e os temporais retornam ao Tocantins e leste do Pará. Também chove sobre o Amapá, mas o acumulado previsto é baixo. As chuvas fortes prosseguem sobre o oeste do Pará, Amazonas, Roraima e oeste do Acre. Em Rondônia, as chuvas diminuem.

 

CENTRAL DE METEOROLOGIA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.