Notícias

 | 16/12/2008 09h41min

Registrados novos deslizamentos em Ilhota

Defesa Civil suspendeu desobstrução de ruas, reconstruções e busca de vítimas

Atualizada às 11h43min

Novos deslizamentos de terra foram registrados no Morro do Baú, em Ilhota, no Vale do Itajaí, por causa da chuva que atinge o Estado desde esta segunda-feira.

De acordo com o major Márcio Luiz Alves, diretor da Defesa Civil do Estado, no Vale do Itajaí a chuva não foi tão forte quanto a que atingiu a Grande Florianópolis, mas mesmo assim foram registrados danos.

Cerca de 50 pessoas estão ilhadas na localidade de Braço do Baú, inclusive policiais ambientais que dão apoio às atividades da Defesa Civil.

Além disso, pessoas que já haviam voltado para suas casas deverão ser novamente retiradas devido ao risco de deslizamento.

— E nos preocupa porque acima dessa barreira da polícia ambiental aconteceram alguns deslizamentos e há uma rachadura em torno de 250 m por 60 cm. Se continuar chovendo, deve vir abaixo também. Mais casas devem ser atingidas, mas sem vitimas, porque a gente está retirando novamente todas as pessoas que haviam retornado para suas casas — disse o coordenador da Defesa Civil de Ilhota, Paulo Drum.

Resgate aéreo

Um deslizamento impediu também que a equipe da Defesa Civil chegasse a um posto avançado montado na região e fez com que ela ficasse isolada. O órgão estadual deverá utilizar aeronaves para verificar a situação da equipe e dos moradores e, se preciso, resgatá-los.

Além disso, segundo informações repassadas à Defesa Civil do Estado, homens que estavam em um abrigo saíram do local durante a madrugada para buscar pertences nas áreas mais danificadas pela chuva e não conseguiram voltar, ficando isolados.

A Polícia Militar deverá montar barreiras e fazer rondas na região para impedir que os moradores tentem voltar para suas casas por estradas clandestinas, até que um laudo definitivo sobre a segurança da área seja elaborado. Os moradores temem que suas casas sejam saqueadas e tentam retirar os pertences.

A Defesa Civil suspendeu todas as ações de desobstrução de ruas, reconstrução e busca de corpos nesta terça-feira no local. 

— Pedimos que as pessoas não entrem nas áreas isoladas que a Defesa Civil define como de risco. Isso pode aumentar o número de vítimas — destaca o major Márcio Luiz Alves.

DIARIO.COM.BR
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.